segunda-feira, 29 de março de 2010

O sobressalto cívico em Cuba, ou à conversa com o Paulo Pedroso,sentados, claro, no Banco Corrido

Pois é,Caro Paulo Pedroso, as "Damas de Branco" lutam em Cuba desde Abril de 2003,defendem os seus familiares, amigos, namorados ou filhos, das garras do autoritarismo do regime, e, no entanto, parece que, só agora, alcançam para a sua luta a notoriedade mundial.
Há quanto tempo Yoani Sánchez está cega em matéria de internet ao ponto de pedir no Generacion Y que a informem da manifestação de Los Angeles? Mas continua a lutar...e é ela, se bem leste o artigo que linkei no post de Milanés que bem entende e aceita que certas figuras que estiveram com o regime comecem agora a dar guarida e a amplificar a nível mundial a luta pelas liberdades em Cuba.
Meu Caro, no ultimo fim de semana, as Marchas de costa a costa inundaram os USA, mas também Madrid, Barcelona e, claro, a marginal de Havana foi o local de desfile, vigiado e provocado, para as Damas de Branco.
Andi Garcia um renomado actor cubano-americano liderou a Marcha de Los Angeles( a tal que vem publicada nos jornais americanos e europeus e pela qual pergunta a blogger Yoani Sánchez) e falou aos manifestantes, que eram milhares.

E como a luta urge porque há gente que já morreu ou que está às portas da morte temos de ajudar a alargar o mais possível a voz dos cubanos. E se alguns deles, como é o caso de Sílvio Rodriguez,insuspeito de anti-castrismo, vem agora dar a mão e a voz ao lado dos que lutam por uma Cuba livre, eu acho que isso é muito importante. É sinal de que o sobressalto pode encher as ruas de Cuba e contar com a solidariedade dos emigrantes cubanos, notáveis ou não, e com a simpatia activa dos militantes dos direitos humanos em todo o mundo e dos direitos de cidadania, também em Cuba. Sim que o sobressalto físico alastre e se transforme na radiosa democracia...
É por isso, e por saber que tu já viste isto em qualquer lado, e não falo só de Portugal, mas também no centro da europa, que tão bem conheces, que me levanto do teu estimável banco corrido para ouvirmos o
Sílvio Rodriguez a cantar com o Pablo Milanés.


Osvaldo Castro

"Damas de Branco" em luta pela liberdade dos presos políticos em Cuba

domingo, 28 de março de 2010

Pablo Milanés:"Quero uma mudança em Cuba, o mais depressa possível

O celebrado autor cubano de Yolanda e de outras canções de sucesso mundial juntou a sua Voz a outras figuras do espectáculo cubano ou latino-americano para exigir "un câmbio en Cuba".
Como anteriormente se evidenciou, Gloria Estefan e Andi Garcia conduzem hoje manifestações, em Miami e em Los Angeles, de recusa da violação dos direitos humanos em Cuba, pela liberdade de expressão e manifestação e pela libertação dos prisioneiros de consciência.
Vestem de branco e juntam-se às Damas de Branco ou apoiam-nas em declarações como o fizeram o insuspeito de anti-castrismo, o cantor cubano Silvio Rodriguez,a colombiana Shakira e o bem conhecido dos portugueses, Pablo Milanés.

A Colombiana Shakira apoia As Damas de Branco

"Através de sua página oficial e sua conta no Twitter, Shakira apoiou oficialmente a causa das Damas de Blanco, um grupo de mulheres que luta pela libertação de filhos e maridos presos por combater a ditadura cubana. Confira o texto redigido pela própria Shakira":

"Hoje me uno à convocação realizada por Glória Estefan em apoio às
damas de blanco, verdadeiras heroínas do nosso tempo, estandartes da valentía feminina e vítimas da repressão e violação dos direitos humanos em Cuba. Que este clamor pela liberdade dos presos políticos e pelo respeito aos direitos humanos se eleve até mesmo ao coração dos tiranos e que , apesar de tudo, sementes de liberdade sejam plantadas em todos os jovens do mundo, porque de nós depende a justiça".
26 de Março de 2010

Shakira

Gloria Estefan em luta pela liberdade em Cuba

Tal como outros artistas cubanos ou latino-americanos,designadamente Shakira,Andy Garcia,Pablo Milanés e Sílvio Rodriguez, Gloria Estefan (click to view the video)bate-se ao lado das Damas de Branco e toma posições de desafio ao autoritarismo de Cuba.
OC

sábado, 27 de março de 2010

Passos Coelho vence no PSD com maioria absoluta

O novo líder do PSD, Pedro Passos Coelho, arrecadou mais de sessenta por cento dos votos dos militantes social democratas, que afluiram às urnas em número superior às últimas directas,então ganhas por Manuela Ferreira Leite.
Passos Coelho derrotou de forma esmagadora Paulo Rangel e Aguiar Branco para além do "outsider" Castanheira de Barros.
A vitória do novo lider do maior partido da oposição representa uma pesada derrota dos "notáveis" do PSD, incluindo Cavaco Silva, e mais directamente de Manuela Ferreira Leite, Pinto Balsemão,António Capucho, Alexandre Relvas e do ideólogo de Ferreira Leite, Pacheco Pereira, entre outros.
Embora, insistindo na necessidade de unir o partido, Passos Coelho vai ter de dirigir, do lado de fora, um Grupo Parlamentar que foi organizado à sua revelia e que conta com um número demasiado largo de apoiantes dos derrotados, alguns deles bem aguerridos contra as posições que foi defendendo na campanha para as directas.
Obviamente, para alcançar a unidade interna, Passos Coelho, à falta de melhor argumento, vai ter de entrar pela via já estafada do ataque "cego e destemperado" contra o primeiro ministro e contra o Partido Socialista.O que, aliás, seria, "legítimo" se fosse ancorado numa postura de estado e visando fazer uma oposição de alternativa a José Sócrates.
Receio bem que Passos Coelho não tenha a coragem de pôr ordem no partido, independentemente do actual governo socialista, creio, pelo contrário, que vai ter de ceder ao tacticismo em que caíu Ferreira Leite e o seu séquito. Primeiro "a clautrofobia", depois "a asfixia" e por fim "a liberdade de expressão"...e o voto a contra-gosto no Projecto de Resolução do PEC!
Se assim for, Passos Coelho não chegará às próximas eleições. Nem a crise do país o permitirá nem os seus adversários internos lho consentirão.
Creio que Marcelo Rebelo de Sousa teve este cenário em mente quando recusou enfrentar Passos Coelho.
Antes de mais, para Marcelo foi necessário arrumar as veleidades de Rangel e Aguiar Branco... e consumado o facto, do alto da sua tribuna televisiva, Marcelo zurzirá implacavelmente os erros e dislates de "um qualquer Passos Coelho", como se lhe referiu há poucas semanas.
A ver vamos se a expressiva vitória de Passos Coelho é suficiente para o blindar contra as frechadas daqueles que hoje derrotou, e nem me refiro aos que o enfrentaram nas urnas.
O mesmo é dizer, Marcelo não visa,em primeira instância, as presidenciais de 2015, visa, antes as legislativas, mesmo que sejam em 2013,no fim da legislatura.



Osvaldo Castro

quinta-feira, 25 de março de 2010

PEC: Projeto de resolução do PS aprovado com abstenção do PSD e votos contra de CDS-PP, BE e PCP


Lisboa, Portugal 25/03/2010 18:00 (LUSA)

O projeto de resolução do PS sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) foi hoje aprovado com a abstenção do PSD e os votos contrários de todas as outras bancadas da oposição.

Após a votação da iniciativa socialista, o deputado do PSD Miguel Frasquilho anunciou a apresentação de uma declaração de voto da sua bancada e os deputados Paulo Mota Pinto e Pedro Rodrigues (que defendiam o voto contra) anunciaram declarações de voto em nome de vários deputados.

Já os projetos de resolução de BE e PCP, no sentido de rejeitar o PEC, foram chumbados com os votos contra de PS, PSD e CDS-PP, numa sessão plenária que contou com a presença de 216 deputados.

Em resultado das negociações com o PSD, o PS retirou do seu projeto de resolução sobre o PEC o apoio à estratégia, aos objetivos e às medidas contidas neste programa do Governo.

A nova versão do projeto de resolução socialista constitui uma declaração de "apoio à consolidação orçamental constante do PEC", assumindo "a necessidade de redução do défice para 2,8 por cento".

Anteriormente, o projeto de resolução do PS expressava um apoio da Assembleia da República à "estratégia de consolidação orçamental constante do PEC" e nele eram assumidos "os objetivos e as medidas do PEC no sentido da redução do défice para 2,8 por cento".

Estes dois pontos da versão inicial do projeto de resolução do PS foram reunidos num só.

Além disso, o projeto do PS passou a incluir, como resolução da Assembleia da República, dois novos pontos, sendo o primeiro "reconhecer a prioridade conferida à redução da despesa pública, em particular a redução da despesa corrente".


ATF/IEL/LUSA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***



Manuela Ferreira Leite acaba de anunciar a abstenção do PSD

No fim da reunião do Grupo Parlamentar do PSD,cerca das 14,15, a ainda líder do PDS, Manuela Ferreira Leite anunciou a abstenção do PSD na votação do Projecto de Resolução apresentado pelo PS e relativo ao Programa de Estabilidade e Crescimento(PEC), assim viabilizando a iniciativa legislativa e confirmando as declarações produzidas pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares a que se aludiu no post anterior.
OC

Ministro dos Assuntos Parlamentares fala de acordo entre PS e PSD para viabilizar PEC



Jorge Lacão revelou, cerca das 13,30 de hoje, a existência de um acordo entre os grupos parlamentares do PS e do PSD com vista a viabilizar o Projecto de Resolução sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento(PEC) que hoje vai a votos na Assembleia da República, tudo como se pode ler e ouvir na TSF.
OC

quarta-feira, 24 de março de 2010

Um link inevitável, a Crise Académica de 1962...

As palavras de uma jovem activista, Isabel do Carmo, e também o ponto de vista de Jorge Sampaio, um dos principais dirigentes da crise de 1962, "a mãe de todas as crises estudantis dos anos 60". Em 24 de Março, por Joana Lopes, no "Caminhos da Memória".

Osvaldo Castro

segunda-feira, 22 de março de 2010

Obama faz história com aprovação da Reforma da Saúde



Após uma longa batalha ideológica contra os republicanos, a maioria democrata votou ontem a Reforma da Saúde que o presidente americano havia prometido na sua campanha eleitoral a milhões de americanos que, após a promulgação da nova lei, passam a dispor da cobertura de saúde que até hoje sempre lhes foi negada. Obama vai ficar na história do reformismo americano,tudo como melhor se pode ler no Publicoonline.
OC

Esquerda Solidária vence 2ª volta das eleições regionais, direita perde Córsega e salva Alsácia



A Frente rosa, verde e vermelha


Marie George Buffet(Frente de Esquerda, inclui comunistas), Martine Aubry,(Partido Socialista) e Cécile Duflot,(Coligação Europa Ecologia) são as "Damas de Esquerda" que conduziram com todo o êxito a "Esquerda Solidária" na 2ª volta das Eleições regionais , em França

"A "esquerda solidária" de socialistas e ecologistas ganhou 21 regiões da França metropolitana na segunda volta das eleições regionais, com a direita a vencer apenas na Alsácia.

A direita republicana, no poder, perdeu a região da Córsega, uma das duas únicas regiões metropolitanas que controlava desde 2004. Em percentagem de votos, as listas de esquerda terão obtido, a nível nacional, mais de 53 por cento de votos, contra 34 por cento obtidos pela União para um Movimento Popular (UMP) e aliados, segundo resultados provisórios fornecidos pelo Ministério do Interior francês às 22:00 locais.

«É uma vitória sem precedentes», segundo Martine Aubry, primeira secretária nacional do Partido Socialista (PS) francês, presidente da câmara de Lille (norte) e possível candidata às eleições presidenciais de 2012. Martine Aubry salientou que a ideia da «esquerda solidária» que norteou a segunda volta das regionais foi bem recebida pelo eleitorado e deverá ser mantida «para o futuro». «Os franceses gostam de nós unidos», frisou Martine Aubry.

O primeiro ministro francês, François Fillon, assumiu a derrota e também «parte da responsabilidade» pelo mau resultado da UMP nestas eleições, o pior desde o pós-guerra para a direita republicana. «Não conseguimos convencer», afirmou François Fillon, acrescentando que falará «disso» no encontro com o Presidente da República francês, Nicolas Sarkozy, marcado para as 09:00 (08:00 em Lisboa) de segunda-feira. Apesar da convocatória presidencial, François Fillon «não será demitido», existindo «apenas um rearranjo técnico», afirmou o secretário-geral do Eliseu, Claude Guéant.

A Frente Nacional (extrema-direita) registou uma subida sensível, com as projecções indicando mais de nove por cento de votos, apesar de concorrer apenas em doze das 22 regiões. A Frente Nacional terá obtido mais de 17 por cento dos votos nestas regiões em que disputou "triangulares" com a união de esquerda e a direita da UMP. «A Frente Nacional voltou a ser um grande actor da política nacional», resumiu a dirigente oficiosa do partido, Marine Le Pen, filha mais nova do líder histórico e ainda presidente da Frente, Jean Marie Le Pen. Marine Le Pen obteve 22 por cento de votos na região de Nord-Pas-de-Calais (noroeste) e considerou os resultados da FN a nível nacional "um voto de convicção e adesão" que "marca a paisagem para as próximas presidenciais".

Outras vitórias regionais marcam um trampolim provável para as eleições de 2012, com o caso mais expressivo da socialista Ségolène Royal, reeleita na região de Poitou-Charentes com mais de 60 por cento dos votos. «É uma bela vitória para os presidentes de esquerda de toda a França e para as suas equipas, que jogaram o seu papel de barragem contra uma política injusta», afirmou Ségolène Royal, rival de Martine Aubry. A segunda volta das regionais registou uma descida da abstenção em relação ao escrutínio de 14 de Março, mas manteve-se alta, em cerca de 49 por cento."

TSF



domingo, 21 de março de 2010

A Cassete,por Fernanda Palma

"De vez em quando, qualquer pessoa sem formação jurídica resolve atribuir às nossas leis penais a responsabilidade por um suposto aumento da criminalidade, sem referir dados concretos ou datas precisas. A nova lei só poderá ser o Código de Processo Penal, já que, no âmbito do Código Penal, a reforma de 2007 se limitou a criar novos crimes, como o tráfico de pessoas e a violência doméstica, e a agravar várias penas de crimes anteriormente previstos.


Ainda não se dispõe de dados referentes a 2009 e as polícias anunciaram mesmo uma tendência para a redução do número de crimes – incluindo os mais graves e violentos. Porém, continua a propalar-se um aumento da criminalidade. E esse pretenso aumento respeitaria a homicídios, violações e outros crimes especialmente graves, em relação aos quais não foram modificadas sequer as regras processuais de aplicação da prisão preventiva.

Por conseguinte, quem utiliza esse discurso negativo não sabe, verdadeiramente, do que está a falar. Aliás, algumas pessoas não fazem mais do que repetir, incessantemente, uma espécie de cassete. A sua falta de informação é manifesta. Ora, tal como seria absurdo que uma pessoa sem formação específica emitisse pareceres sobre Medicina, também não vejo que um leigo possa pronunciar-se validamente sobre a relação entre leis penais e criminalidade.

As coisas são diferentes quando se relata um determinado facto objectivo ou se assume, com total transparência, que se trata de uma mera opinião. Ideal seria, no entanto, que todos pudéssemos conhecer todas as áreas, numa espécie de democracia universal dos saberes, de que falava Carl Sagan. Mas, para se chegar a esse ponto, é necessário reconhecer, com Heidegger, que saber é, sobretudo, poder aprender e nunca opinar como uma cassete sem autonomia.

A cassete é tão exagerada que li que um suspeito de violações em série teria andado a estudar o Código Penal para se proteger. Se o fez, deve ter ficado bem desiludido. As leis penais têm alargado impiedosamente a violação desde 1998, orientando-se contra a velha jurisprudência dos "tempos em que não havia crimes". Agora, o crime de violação abrange o sexo oral e outros comportamentos que, por não criarem o perigo de gravidez, eram punidos muito mais levemente.

Ninguém pode ter um interesse genuíno em confundir tudo, gerando a incerteza e a insegurança na comunidade. Eu concluo que a "culpa" é da sociedade de massas, que não nos dá tempo para viver e tende a utilizar-nos como autómatos. Perante esse perigo, a única resposta é a dúvida metódica e a comprovação constante do que nos é dito. Em última instância, a solução mais drástica é a preconizada por Wittgenstein: ficar dez anos em silêncio por opção própria. "


Fernanda Palma, Professora Catedrática de Direito Penal (publicado no Correio da Manhã,21/3/2010)

Primavera, Mariza,em Cambdridge,2004

Sócrates chama "fracos" a PSD e BE por se terem unido numa "santa aliança contranatura"

Braga, 20 mar (Lusa)

"José Sócrates acusou hoje o PSD e o Bloco de Esquerda de serem “fracos” ao se terem unido numa “santa aliança” para criar uma comissão de inquérito com o ataque pessoal como objetivo, avisando que o “encontrarão pela frente”.
O secretário geral do PS, no discurso de encerramento do Fórum Novas Fronteiras, criticou o facto de o PSD e o Bloco de Esquerda terem formado uma “santa aliança”, que não tinha outro objetivo se não procurar atingi-lo “pessoalmente”, atingindo também “a honra do primeiro ministro em funções”.
“Fracos, fracos sim, verdadeiramente fracos são aqueles que se juntam em alianças espúrias entre a direita e a esquerda mais radical com o único objetivo de atacar o PS”, condenou.
Segundo o primeiro ministro, “a verdade” é que
a oposição “ainda não digeriu a ideia de que, por vontade do povo, foi o PS que ganhou as últimas eleições legislativas”.
“Quero dizer a essa aliança contranatura que me encontrarão pela frente e que encontrarão pela frente o PS e todos aqueles - e são felizmente muitos - que entendem que há um limite intransponível para o puro jogo partidário. E esse limite é o respeito pelos adversários e é o respeito pelas instituições”, realçou Sócrates.
Para o primeiro ministro “esta santa aliança contra o Governo ficará na história do oportunismo político”.
“Triste figura a desses auto-proclamados paladinos da verdadeira esquerda que na hora da verdade o que aceitam ser é uma muleta da direita nas suas campanhas contra o PS”, considerou.
As críticas ao PSD e ao Bloco de Esquerda continuaram, com o secretário geral a ironizar: “dizem eles, com aquele ar ingénuo e quase angelical que eles costumam pôr, em que só lhes falta uma auréola à volta da cabeça, que isto da comissão de inquérito não tem nada de pessoal. Não!”.
“E muito menos pretende, longe vá o agoiro, justificar à força uma moção de censura”, continuou Sócrates, acrescentando ainda que “dizem que isto é só para esclarecer umas quantas coisas”.
O primeiro ministro é perentório ao dizer que “não estão esclarecidos porque não lhes deu jeito dar ouvidos aos esclarecimentos que foram dados”.
Foram vários os governantes socialistas que estiveram hoje em Braga, no Fórum Novas Fronteiras, entre os quais se pode destacar o ministro da Economia e da Inovação, Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva e o líder da bancada parlamentar, Francisco Assis.
O candidato às ultimas eleições europeias, Vital Moreira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, o secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária, José Magalhães, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o deputado socialista José Lello foram outros dos socialistas presentes."

JF/LUSA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

sábado, 20 de março de 2010

Mais de cem mil a limpar o país!

Gustavo Dudamel dirige a Orquestra Juvenil Teresa Carreño




Tal como prometido no post anterior, aqui fica a a Orquestra Juvenil Teresa Carreño, que integra os melhores músicos do ensino superior venezuelano e que está inserida no Projecto de desenvlvimento musical "El Sistema".
Em homenagem ao fundador e Maestro José António Abreu, na cerimónia do Prémio TED 2009, o jovem Maestro Gustavo Dudamel conduz a Orquestra na Sinfonia nº 10(2º movimento) de Shostakovich e Danzón 2, do mexicano, Arturo Marquez.Algo que vale a pena ouvir.

OC

sexta-feira, 19 de março de 2010

Prémio TED 2009, José António Abreu o fundador de EL SISTEMA



(Se pretender ver legendas em português(do Brasil) clik em View subtitles e escolha a língua no cursor)

José António Abreu profere aqui o Discurso de agradecimento do Prémio TED 2009. É o narrar de um percurso de utopia que se transforma em viva realidade. Graças ao seu carisma, mas também à sua persistência, o fundador do SISTEMA de orquestras juvenis venezuelanas,em 1975,( já são mais de 100) está a alargar os seus horizontes a toda a América Latina e também aos Estados Unidos.
José António Abreu, como por milagre, transformou a vida de milhares de jovens que arrancou das malhas da pobreza e que lograram singrar pela música...
Um desses meninos é hoje o principal dirigente do Sistema e o Regente da Orquestra juvenil da Venezuela, mas também de Orquestras americanas e alemâs.
Trata-se de Gustavo Dudamel que merece ser visto e ouvido a dirigir uma das Orquestras Juvenis da Venezuela na cerimónia em que José António Abreu foi galardoado, o que farei no próximo post.




Osvaldo Castro

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cheira a Primavera,não é...?


Em resposta afirmativa ao MFerrer do "Mar Alto"...
Spring, Vivaldi, Nigel Kennedy

OC

França: Vitória socialista nas regionais, abstenção recorde

"O Partido Socialista (PS) venceu, a nível nacional, as eleições regionais francesas disputadas hoje e que registaram uma abstenção recorde, segundo as sondagens divulgadas no encerramento do escrutínio.
Os socialistas atingem quase 30 por cento dos votos a nível nacional, cerca de três pontos acima da União para um Movimento Popular (UMP, direita).
A Europa Ecologia afirma-se como a terceira força política a nível nacional, com cerca de 14 por cento de votos, bastante à frente da Frente Nacional (FN, extrema direita), com 5 por cento.
"

Diário Digital / Lusa (Domingo, 14 de Março)

domingo, 14 de março de 2010

Um Link Inevitável...para o Compêndio da Claustrofobia

Pois, entre vários, desde a célebre piada do Ricardo Costa que pôs o Stalin no Congresso laranja, opto, sem demérito para outros, pelo verdadeiro Compêndio da Clautrofofobia que M Ferrer organizou no "Homem ao Mar". A Ler tudo com ar sério...
Osvaldo Castro

CONGRESSO DO PSD, criticar lideres passa a ser infração grave!?!

O Conclave do PSD terminou de forma patética...
Aprovou uma nova norma estatutária, proposta por Santana Lopes,que viola flagrantemente a Constituição da República e a Lei dos Partidos.
De facto, na boa linha norte-coreana, a partir de agora, e nos últimos 60 dias antes de quaisquer eleições, aos militantes do PSD fica vedado o uso da sua liberdade de expressão em matéria de críticas ao lider do respectivo partido.Num momento em que o PSD se bate pela alegada liberdade de expressão na Comissão de Ética, não deixa de ser bizarro e caricato que os delegados ao seu Congresso de Mafra aprovem normas que vão ao arrepio da liberdade de opinião e de expressão nos partidos democráticos.
Ou seja, o que sobra do Congresso do PSD, para além do discurso demolidor da Direcção vigente por parte do presidente da Cãmara de Caldas da Rainha, é que criticar líderes passa a ser infração grave!
E tudo nas barbas e perante o silêncio dos candidatos a lideres e perante o Secretário-Geral do PSD, Marques Guedes, que até é o presidente da Comissão de Ética...
Sobre o tema ver também Praça Stephens
Osvaldo Castro

Gordon Brown na Conferência de 2009 da TED Global




(Se preferir acompanhar as legendas em português, do Brasil, clique em View subtitles e procure a língua.)

Gordon Brown proferiu na TED Global de 2009 uma Conferência de 16 minutos, subordinada ao tema da "Necessidade de criar uma Rede Global para o Bem Comum", na qual abordou de forma impressiva a urgência de trabalhar em conjunto e em rede, na luta contra a fome e a pobreza. O 1º ministro britânico aborda igualmente, como se vê no vídeo, os modos de enfrentar os desafios da segurança, das alterações climáticas e da crise económica mundial.

Osvaldo Castro

sexta-feira, 12 de março de 2010

A dar música ao "Delito de Opinião"...




O mesmo é dizer, correspondendo à proverbial amabilidade do Pedro Correia,um jornalista-blogger que tudo faz para dar a conhecer novos Blogs, como é o caso deste!
Com um abraço, aí fica a Barbara Streisand,Memory, sem fazer concorrência às Canções do Século?!?

Osvaldo Castro

Eurosondagem continua a dar vitória ao PS

Tal como se pode ler Aqui, a Eurosondagem deste mês para o Expresso/SIC/Renascença continua a dar vitória ao PS.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Link Inevitável...!

Para as notícias frescas do "Homem ao Mar".

OC

Ministro das Finanças garante que maior parte da redução do défice será com redução da despesa

Lisboa, 11 mar (Lusa)

"O ministro das Finanças garantiu hoje que a maior parte da redução do défice prevista para este ano será realizada à custa da redução da despesa, e apelou para “uma atitude séria e responsável” no debate da proposta de orçamento.

Estamos a atravessar um momento seriíssimo e isso requer de todos nós uma atitude séria e responsável. Nós temos de definir medidas, soluções, para ultrapassar o tempo de dificuldades que ainda teremos pela frente. Isso requer uma avaliação ponderada, séria, das propostas”, afirmou Teixeira dos Santos.

O ministro, que utilizava palavras do líder do BE Francisco Louçã, aproveitou para criticar os partidos à esquerda do PS, acusando-os de se terem demitido do debate e considerando “pouco sério e pouco responsável” resumir a situação “a frases bombásticas dizendo que aquilo que se está a fazer é um atentado terrorista”.

Teixeira dos Santos reavivou ainda a habitual ‘picardia’ com o deputado do PSD Miguel Frasquilho, pedindo-lhe que fosse “mais rigoroso a lidar com os números” e garantindo que entre 2005 e 2007 “55 por cento da redução (do défice de 6,1 para 2,6 por cento) deveu-se a uma redução do peso da despesa e o resto à melhoria da receita”.

Quanto a este ano, Teixeira dos Santos garantiu que mais de metade da redução do défice prevista voltará a ser à custa da redução da despesa (0,6 pontos percentuais).

A intervenção do governante terminou um período de boa disposição no Parlamento. Vítor Batista (PS) comentou a demarcação do PSD, feita por Miguel Frasquilho, das orientações do orçamento apesar de o viabilizar “como uma noiva ou noivo que está perto do enlace” e que passa o tempo “a chorar”.

O líder do Bloco de Esquerda aproveitou para sublinhar o “momento inédito” que foi o “anúncio de casamento entre o PS e o PSD.

Brincadeiras à parte, o PS, através de Afonso Candal, garantiu que os socialistas vão chumbar todas as propostas relativas à Madeira para além da isenção de visto prévio para as obras de reconstrução da Madeira e de uma apresentada pelo PS sobre os benefícios a conceder para o abate de carros, relativamente à Madeira.

“Há outras medidas, outras preocupações, que têm sido evidenciadas por diversos grupos parlamentares neste câmara que não têm o mesmo carácter de urgência, e neste sentido o partido socialista não apoiará com o sentido de voto favorável estas propostas”, disse o deputado.

“Não por discordância integral daquilo que é o teor das mesmas, mas pela simples razão que não entendemos que não devemos estar de alguma forma a prejudicar o processo de conversações que tem sido estabelecido, entre o Governo da República e Governo da Região Autónoma da Madeira, no sentido de ser apresentada uma lei especial para corrigir e minimizar aquilo que são os danos da catástrofe que se abateu sobre a Região Autónoma da Madeira”, acrescentou."


NM/LUSA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***
OC

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ninguém pára a criatividade...Fun Theory(Estocolmo)




"País desenvolvido é país desenvolvido... A ideia é genial!

Observem como a escada rolante fica vazia..."




"A acção, feita em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, foi implantada no metro de Estocolmo, na Suécia.
Imagine que está descendo as escadas do metro, como faz habitualmente todos os dias, e começa a ouvir sons de piano, tocados em ritmo que vai de acordo com os seu passos. Esta foi a proposta da agência de publicidade DDB em uma parceria com a Volkswagen.

As duas empresas reuniram-se para fazerem uma experiência chamada, Fun Theory, uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, Estocolmo.

Para isso, transformaram as escadas de uma estação de metro num piano, o que aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%. O resultado . veja o vídeo."

(Algo que me chegou pela mão de Filipe Ferraz, a quem agradeço)

OC

segunda-feira, 8 de março de 2010

Chimamanda Adichie, "O Perigo da História Única"



(para ver legendas em português,de Portugal, clicar por baixo do vídeo em view subtitles e procurar com o cursor)


Chimamanda Ngozi Adichie é uma romancista e novelista nigeriana.Inspirada na sua história de menina e mulher vivida na sua Nigéria, descreve de forma impressiva, nos 18 minutos que lhe concederam, na Conferência Anual da TED,em Oxford, no ano de 2009, o perigo da visão unilateral da história das pessoas,da cultura dos países ou de qualquer região.De modo sincopado e veemente,Chimamanda "conta a história de como descobriu a sua voz cultural e adverte que se ouvirmos apenas uma história única sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico"...
A alocução de Chimamanda é um rio imparável de palavras sentidas e dirigidas ao âmago dos seus ouvintes. São 18 minutos que se esvaiem como se fossem segundos de máxima atenção e concentração.
No dia 8 de Março de 2010,cem anos depois de se ter declarado na Dinamarca que este seria o Dia Internacional da Mulher, aqui ficam as palavras de uma mulher negra e africana que, de forma linear e incisiva, nos mostra tudo o que se deve fazer em nome do multiculturalismo e nos interpela sobre o papel das mulheres livres e iguais e sobre o perigo de lermos a vida pela história única que conhecemos dos outros.
A Conferência a que nos reportamos foi organizada pela TED, organização não governamental, sem fins lucrativos, dedicada à Divulgação de Ideias com Mérito e Valor.Constituíu-se em 1984 a partir de uma Conferência que juntou saberes de três áreas diferentes,Tecnologia, Espectáculo e Design,cujas iniciais viriam a dar nome à Organização TED.
A TED organiza, entre várias outras actividades com grande participação de voluntários,Conferências Anuais em Long Beach e Oxford onde se reúnem alguns dos mais fascinantes pensadores ou executantes que, em regra, são desafiados a prestar testemunho das suas vidas em 18 minutos. Foi o que aconteceu com Chimamanda, mas também com Al Gore,entre muitos outros.
Para conhecer melhor a TED clicar aqui.

Ao João Abel Freitas, do Puxa Palavra, os meus agradecimentos por ter publicado o link que me deu a conhecer a escritora Chimamanda Ngozi Adichie.

Osvaldo Castro

sábado, 6 de março de 2010

Freeport,fonte judicial desmente Expresso

Freeport: Investigadores sem novos indícios para deslocação a Londres - fonte judicial



Lisboa, 06 mar (Lusa)

Os investigadores do caso Freeport estão atualmente a ler o relatório pericial para ver se há lacunas ou contradições, não tendo na sua posse novos indícios que justifique uma deslocação a Londres, disse hoje à Lusa fonte judicial.

A mesma fonte adiantou que os investigadores estão também a fazer as "diligências complementares necessárias, mas que não passam por uma deslocação a Londres, nem essa questão foi suscitada".

A fonte disse ainda não haver novos indícios contra o primeiro ministro, José Sócrates, ao contrário do que noticia a edição de hoje do Expresso.

O semanário revela que "o regresso a Londres ainda este mês para uma ronda final de inquirições a cidadãos ingleses vai ser determinante para a equipa de inspetores e procuradores decidirem em definitivo o que fazer em relação a José Sócrates: deixá-lo de lado ou propor ao Procurador-Geral da República uma investigação direta ao primeiro ministro, incluindo às suas contas bancárias".

O Expresso adianta ainda que "haverá no lote de informação recolhida em Inglaterra, em dezembro de 2009, um documento de um responsável financeiro do Freeport com alusões explícitas à alega necessidade de pagar luvas a um triângulo de figuras - a Sócrates e outros membros do Governo".

O jornal diz ainda que "a PJ já concluiu a análise pericial dos milhares de páginas, de documentação financeira entregues pelo Serious Fraud Office", não tendo encontrado "provas de transferências diretas de dinheiro para sustentar a suspeita de que a aprovação do Freeport teria como contrapartida o financiamento ilegal do PS através do então ministro do Ambiente", José Sócrates.

Contactada pela Agência Lusa, a diretora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, recusou fazer, para já, qualquer comentário.

No passado dia 24 de fevereiro, no parlamento, Cândida Almeida apontou o mês de abril como "teto temporal" para a conclusão da investigação do caso Freeport e, para "repor um pouco a verdade", assegurou que o primeiro ministro não é arguido neste inquérito que "está no fim".

O processo relativo ao Freeport investiga alegadas suspeitas de corrupção e tráfico de influências no licenciamento do centro comercial, em 2002, quando o atual primeiro ministro, José Sócrates, era ministro do Ambiente.

São arguidos no processo Charles Smith (que esteve envolvido no licenciamento do Freeport), Carlos Guerra (ex-presidente do Instituto da Conservação da Natureza), José Dias Inocêncio (antigo presidente da Câmara de Alcochete), José Manuel Marques (antigo assessor da autarquia), Manuel Pedro (sócio de Charles Smith na empresa Smith & Pedro) e Eduardo Capinha Lopes (responsável pelo projeto de arquitetura).

CMP/DDA/FC -Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
Os bold são da responsabilidade do editor

Editado por OC

A Chuva,na voz de Mariza





OC

sexta-feira, 5 de março de 2010

Parabéns ao Público nos 20 Anos...



Subscrevo na íntegra a inteireza do depoimento,"sem vénias", de Ferro Rodrigues, que pode ser visto no Banco Corrido, com um abraço ao depoente e a um Amigo inestimável, o Paulo Pedroso.



Osvaldo Castro

Um jurista de coragem, insuspeito de apoiar Sócrates...mas que vale a pena ouvir e ponderar




Aqui está um vídeo que não comento, creio que devo usar da discrição, por dever de ofício,que muitos não usam...

OC