sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Viana do Castelo: Um milhão esperado na romaria d’Agonia para ver desfiles, cortejos, procissões e fogo de artifício

Havemos de ir a Viana...


Viana do Castelo, 19 ago (Lusa)

Um desfile com 400 mordomas “carregadas” de ouro, um cortejo de milhares de figurantes ou uma procissão ao mar com centenas de embarcações são alguns dos números da Romaria d’Agonia que arranca hoje em Viana do Castelo.

A festa, em honra da padroeira dos pescadores locais, tem referências no século XVIII, mas há cerca de meio século que se realiza praticamente nos mesmos moldes, levando à cidade, segundo contas da organização, cerca de um milhão de pessoas.

O primeiro “número” acontece hoje pelas 10:00, com o desfile de 400 mordomas minhotas, engalanadas com peças de ouro de família, a percorrem as ruas da cidade, cumprimentando as autoridades locais. A ex-ministra da Cultura socialista, Gabriela Canavilhas, será uma destas mulheres, convidada pela organização.

No sábado, 20 de agosto, o dia é da padroeira dos pescadores que dedicam à Senhora d’Agonia a procissão ao mar e ao rio em centenas de pequenas embarcações de pesca e de recreio. Os quatro andores regressam pelas ruas da Ribeira de Viana onde, na noite anterior, a população elaborou tapetes de sal.

No último dia da festa, no domingo, sai à rua o cortejo etnográfico, que já se realiza há mais de cem anos, em 2011 subordinado ao tema “Viana do Castelo – Cidade do Vinho”. Contará com 3.000 figurantes, mais de 100 quadros temáticos e 30 carros alegóricos.

As três noites terminam com fogo de artifício, nomeadamente no domingo com a já habitual sessão a partir do rio Lima e a cascata formada desde a ponte Eiffel.

PYJ/Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Pena que o tempo pareça querer estragar a festa, caro Osvaldo