sábado, 6 de agosto de 2011

Após corte de "rating"dos USA,Sarkozy e Cameron falaram sobre a crise mundial

DN/Lusa, 6 de Agosto
O presidente francês e o primeiro-ministro britânico discutiram esta noite a situação financeira mundial, depois da classificação da dívida norte-americana ter sido cortada para AA+.Os ministros das Finanças do G7 também iam discutir o assunto.

Para as 23h00 de Lisboa estava prevista uma videoconferência entre os ministros das Finanças do G7 (Alemanha, Estados Unidos, Japão, França, Canadá, Itália e Grã-Bretanha).

A reunião entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que estava marcada para as 18:00 TMG de hoje (19:00 em Lisboa), terá durado cerca de meia hora e surgiu depois da agência de notação financeira Standard and Poor's ter cortado em um grau a classificação da dívida norte-americana, o que acontece pela primeira vez na história do país.

A crise na zona euro deu já lugar na quarta-feira a uma série de troca de telefonemas entre o presidente francês, o primeiro-ministro britânico, o presidente norte-americano, Barack Obama, a chanceler alemã, Ângela Merkel, o primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi e o primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero.

Os dirigentes dos países da zona Euro estão dispostos a fazer esforços concertados depois de terem verificado que o acordo firmado a 21 de Julho para fazer face à crise não convenceu os mercados.

O primeiro-ministro italiano disse entretanto que ele próprio e o presidente francês decidiram convocar para dentro de dias uma reunião antecipada dos ministros das finanças do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos da América, Alemanha, Japão, França, Canadá, Itália e Grã-Bretanha), a fim de acalmar os investidores.

Sem comentários: