domingo, 4 de setembro de 2011

11 Setembro: As escolhas pop rock dos ouvintes norte-americanos para assinalar 10 anos dos atentados

Lisboa, 04 set (Lusa)

Canções de esperança, de alegria e de tristeza, do poeta Leonard Cohen ao rapper Lupe Fiasco, estão a ser selecionadas pelos ouvintes da rádio pública norte-americana WNYC para assinalar os dez anos dos atentados de 11 de setembro.

Desde meados de julho que aquela estação de rádio está a pedir sugestões musicais, através da página na Internet, aos ouvintes que se queiram associar a uma efeméride dolorosa para os norte-americanos.

"Que música gostaria de ouvir quando pensa nos acontecimentos de há dez anos? Que música gostaria de partilhar com os seus compatriotas nova-iorquinos?", pergunta a rádio.

Em resposta, foram colocadas centenas de sugestões musicais, que serão reveladas numa emissão especial no domingo, 11 de setembro.

Entre as propostas há escolhas óbvias, como "Hallelujah", de Leonard Cohen, interpretada pelo próprio cantor canadiano ou por Jeff Buckley, "Imagine", de John Lennon, e ainda todo o álbum "The Rising", que Bruce Springsteen fez precisamente inspirado pelos acontecimentos que abalaram os EUA.

Do alinhamento sugerido sobressai uma escolha do universo islâmico: Nusrat Fateh Ali Khan, músico paquistanês sugerido por um ouvinte por considerar que a música daquele artista, falecido em 1997, apela à compaixão, ao amor e à generosidade, "a antítese da intolerância, do ódio e da violência dos terroristas e apoiantes do 11 de setembro".

"Words I never said", do rapper Lupe Fiasco, sugerido por mais do que um ouvinte, é um sumário "de frustração e raiva de dez anos de História", escreveram.

Do jazz surge "New York, New York", de Frank Sinatra, e do pop rock figuram "Don't Look Back in Anger", dos Oasis, "If I Ever Lose My Faith In You", de Sting, "Wake me up when September ends", dos Green Day, "Comfortably Numb", dos Pink Floyd.

Há quem proponha canções que estava a ouvir no momento em que as torres gémeas do World Trade Center colapsaram, há quem recorde uma memória de alguém que morreu ou tenha na música um refúgio para esquecer o que se passou.

Há ainda quem sugira uma música apenas porque "é mesmo muito bonita" e percebe-se a escolha logo pelo título, como "Time to say goodbye", interpretada pelo cantor Andrea Bocelli.

Surgem também escolhas inevitáveis, como Bob Dylan, U2, Beatles, e quem aproveite para promover a sua própria música e faça escolhas de artistas do momento, como "Titanium", do produtor e DJ francês David Guetta com a cantora Sia: "A letra diz tudo, América nunca desiste", lê-se na sugestão.

SS/Lusa

Sem comentários: