sábado, 24 de setembro de 2011

ONU: Crescimento económico e emprego exigem “resposta urgente” global, diz PM

Nações Unidas, Nova Iorque, 24 set (Lusa)

O primeiro-ministro português pediu hoje na Assembleia-Geral da ONU uma “resposta urgente” global para relançamento do crescimento económico e do emprego, evocando os “esforços sem precedentes” a que a crise está a obrigar Portugal.

“Enfrentamos um grande desafio que deve merecer uma resposta colectiva urgente: o relançamento do crescimento e do emprego”, disse Pedro Passos Coelho na Assembleia-Geral da ONU.

Para isso, adiantou, é preciso “corrigir os desequilíbrios macroeconómicos, reforçar a estabilidade monetária, reequilibrar o comércio mundial”.


“O crescimento económico multiplicador de emprego, quer num espaço nacional quer regional, depende hoje, em larga medida, de uma coordenação económica à escala global”, referiu.

Esse esforço deve envolver governos, organizações internacionais, setor privado e parceiros sociais, para “devolver a confiança” a cidadãos e empresas.

Portugal considera “indispensável o envolvimento das economias emergentes, do setor privado e da sociedade civil, realçando o seu respetivo papel na governação económica global”, adiantou.

Passos Coelho dirigiu-se ainda à crise no seio da União Europeia, afirmando que os 27 estão a “trabalhar para lançar os alicerces do seu Governo Económico, corolário do processo de integração europeia”.

“O pilar económico da União Económica e Monetária da Zona Euro está também a progredir. É uma boa notícia não só para a Europa, mas também para o Mundo. Portugal está empenhado neste esforço, cumprindo os compromissos assumidos no quadro do seu programa de ajustamento económico”, adiantou.

Lembrou ainda os “esforços sem precedentes” de Portugal para cumprir o acordado com o Fundo Monetário Internacional e UE.

“Tal como é amplamente reconhecido”, adiantou, estes esforços estão a conduzir a um “rápido e decidido avanço na consolidação das contas públicas e na implementação das reformas estruturais para a modernização da economia, e a promoção do crescimento económico e do emprego”.

“Encaramos a crise como uma oportunidade para adaptação do nosso modelo económico e para o fortalecimento da economia portuguesa”, disse Passos Coelho.

PDF/Lusa

Sem comentários: