sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TGV: PS acusa oposição de ter criado "fait-divers" sobre a linha Lisboa/Poceirão

Lisboa, 17 set (Lusa)

"O PS acusou hoje a oposição de ter criado um “fait-divers” e uma não notícia ao criticar a formalização da decisão do Governo de anular o concurso para a linha ferroviária de alta velocidade Lisboa-Poceirão.
A posição dos socialistas foi transmitida à agência Lusa pela deputada Ana Paula Vitorino em reação à decisão do Governo de anular o concurso público internacional relativo à construção da linha do Transporte de Grande Velocidade (TGV) no troço Lisboa-Poceirão.
A decisão do Governo é justificada com a “significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira” de Portugal, situação decorrente da “grave e conhecida crise financeira mundial” e gerou críticas entre todas as forças da oposição.
“Estamos perante um ‘fait-divers’ relativamente a uma matéria que já se encontrava consolidada”, declarou a ex-secretária de Estado dos Transportes, depois de confrontada com as críticas da oposição à decisão do Governo sobre a construção da linha entre Lisboa e Poceirão.
Segundo Ana Paula Vitorino, com a publicação da decisão do Governo em Diário da República, “não existe qualquer facto novo
”.
“Isto é a chamada não notícia, porque se trata apenas da formalização de uma decisão tomada desde maio e que não coloca em causa o projeto. Pelo contrário, face às condições mais gravosas do ponto de vista financeiro resultantes da crise internacional – e uma vez que iriam ficar fundos comunitários disponíveis pela existência de obras adiadas -, o Governo entendeu concentrar fundos neste projeto”, sustentou a deputada socialista.
Na perspetiva de Ana Paula Vitorino, a decisão do Governo “é a favor” da construção do TGV, de forma “a concentrar fundos comunitários, o que permitirá lançar um novo concurso em moldes mais favoráveis ao Estado Português”.
“Estamos exclusivamente perante a formalização de uma decisão tomada pelo Governo em maio passado. Na altura, o Governo decidiu que iria ocorrer um replaneamento de todas as obras e, como tal, entendeu que poderia realocar a este projeto mais fundos comunitários, podendo desta forma conseguir uma melhor equação financeira”, frisou.
Segundo Ana Paula Vitorino, “ao colocarem-se mais fundos comunitários, estamos a diminuir a comparticipação nacional no projeto”.
“O que aconteceu hoje foi apenas a formalização de um despacho conjunto e nada foi alterado relativamente à decisão tomada em maio. Aliás, o Governo tem reafirmado a necessidade de construção de um rede de alta velocidade nesta ligação entre Lisboa e Madrid”, insistiu a ex-secretária de Estado dos Transportes."

PMF/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: