Caro Amigo Excepcional, Osvaldo! São fotos que mudaram o mundo e o mundo da fotografia é fascinante e consegue bastante mais do que documentar a História, pois, na essência, elas são a própria História, relatam o que sucede quando uma geração observa uma imagem sendo que esta é tão poderosa que se torna difícil, impossível desviar o olhar. A fotografia é parte integrande da ciência, da indústria, das comunicações, das pesquisas de desenvolvimento, da previsão de acontecimentos e das experiências mais arrojadas. Acho que podemos dizer que em tudo a fotografia está presente, colaborando com o passado, com o presente, com o progresso, com a felicidade ou com a infelicidade do homem, ultrapassando o simples passatempo. É um meio de expressão e quando comparada a outras formas de construção de imagem conduz a olhá-la como primeira forma de representação que deve ser pensada, deve informar sobre a realidade, sobre os pontos de vista que se espera que sejam mostrados e valorizados. A fotografia é parte de um processo de comunicação e deve, na minha modesta opinião, ser vista de forma estratégica e, portanto, toda a informação pertinente deve ser tratada como peça fundamental que capta o detalhe e conduz à chave fundamental para obter um trabalho coerente e capaz de atingir os objectivos desejados como acontece neste seu post. A linguagem fotográfica é diferenciada e o meio onde as imagens são inseridas tem características próprias que devem ser compreendidas e respeitadas na vivência credenciada que aponta para caminhos seguros em que a modernidade, a tradição, o desempenho, a força, o conforto, a descontração, a alegria, a tristeza, a precisão e tantos outros conceitos possam ser tangibilizados pela fotografia como forma de expressão tal como acontece nesta série de fotos que mudaram o mundo e que hoje nos trouxe aqui com a importância que lhe atribuímos. Gosto muito, alonguei-me bastante, porque sou uma apaixonada pela fotografia... Um Abraço com Amizade e Obrigada :) Ana Brito
Na guerra entre os EUA e a Espanha, a propósito da despótica colonização espanhola de Cuba, ocorreu o episódio que deu origem à frase “Levar a carta a Garcia”, divulgada por Elbert Hulbard em 1899. O presidente americano, Mackinley, precisou de contactar com um dos chefes da guerrilha cubana, o general Garcia. Chamou um tal Soldado Rowan e passou-lhe uma carta para ser entregue, em Cuba, ao comandante rebelde. Pelo que se conta, Rowan, sem nada perguntar, meteu a missiva numa bolsa impermeável e partiu para Cuba. Percorreu montes e vales, selvas e praias, mas, quatro dias depois, entregou a carta a Garcia e regressou aos EUA para dar conta do cumprimento da missão ao seu presidente. É este o sentido da expressão que dá título a este blogue: “Cumprir eficazmente uma missão, por mais difícil ou impossível que possa parecer”. (in Ciberdúvidas)
2 comentários:
Caro Amigo
Excepcional, Osvaldo! São fotos que mudaram o mundo e o mundo da fotografia é fascinante e consegue bastante mais do que documentar a História, pois, na essência, elas são a própria História, relatam o que sucede quando uma geração observa uma imagem sendo que esta é tão poderosa que se torna difícil, impossível desviar o olhar. A fotografia é parte integrande da ciência, da indústria, das comunicações, das pesquisas de desenvolvimento, da previsão de acontecimentos e das experiências mais arrojadas. Acho que podemos dizer que em tudo a fotografia está presente, colaborando com o passado, com o presente, com o progresso, com a felicidade ou com a infelicidade do homem, ultrapassando o simples passatempo. É um meio de expressão e quando comparada a outras formas de construção de imagem conduz a olhá-la como primeira forma de representação que deve ser pensada, deve informar sobre a realidade, sobre os pontos de vista que se espera que sejam mostrados e valorizados. A fotografia é parte de um processo de comunicação e deve, na minha modesta opinião, ser vista de forma estratégica e, portanto, toda a informação pertinente deve ser tratada como peça fundamental que capta o detalhe e conduz à chave fundamental para obter um trabalho coerente e capaz de atingir os objectivos desejados como acontece neste seu post.
A linguagem fotográfica é diferenciada e o meio onde as imagens são inseridas tem características próprias que devem ser compreendidas e respeitadas na vivência credenciada que aponta para caminhos seguros em que a modernidade, a tradição, o desempenho, a força, o conforto, a descontração, a alegria, a tristeza, a precisão e tantos outros conceitos possam ser tangibilizados pela fotografia como forma de expressão tal como acontece nesta série de fotos que mudaram o mundo e que hoje nos trouxe aqui com a importância que lhe atribuímos.
Gosto muito, alonguei-me bastante, porque sou uma apaixonada pela fotografia...
Um Abraço com Amizade e Obrigada :)
Ana Brito
Cara Ana Brito,
permita-me não acrescentar nada às S/ excelentes considerações sobre as fotografias que mudaram o mundo..
Abraço Amigo,
Enviar um comentário