sexta-feira, 1 de abril de 2011

Défice 2010: Bruxelas nega existência de "engano ou mentira" na base da alteração


Bruxelas, 01 abr (Lusa)


A Comissão Europeia negou hoje em Bruxelas a existência de qualquer “engano ou mentira” na base da correção feita quinta-feira dos défices orçamentais portugueses e sustentou que Lisboa “está apenas a implementar de forma precisa” as normas contabilísticas europeias.

“Não há engano ou mentira e todos os institutos nacionais de estatística (INE) europeus estão a fazer o mesmo”, disse um porta-voz comunitário em resposta a uma pergunta de um jornalista sobre se haveria algum “engano ou mentira” que tenha levado à correção feita na quinta-feira.

Para Amadeu Altafaj Tardio o INE português “está apenas a implementar as normas contabilísticas europeias decididas por todos os INE nacionais”, tendo também em consideração várias notas de orientação, nomeadamente uma que há duas semanas esclareceu como devem ser contabilizados os ativos tóxicos dos bancos.

O INE anunciou na quinta-feira que a revisão em alta do défice para 2010 de 6,8 por cento para 8,6 por cento. Esta alteração deveu-se à incorporação nas contas nacionais das imparidades com o Banco Português de Negócios (BPN), que acrescentam um ponto percentual ao défice de 2010, 0,5 pontos percentuais provenientes das empresas de transporte e 0,3 pontos percentuais relativas ao Banco Privado Português (BPP).

A nova metodologia, aplicada em diversos países, leva assim no caso de Portugal a uma revisão do défice em 1,8 pontos percentuais. FPB (RCR/RBV)/Lusa

Sem comentários: