quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sócrates hoje em Milão para dar um sinal de apoio às empresas exportadoras portuguesas

Milão, 14 abr (Lusa)

O primeiro-ministro desloca-se hoje a Milão, onde visitará o Salão Internacional do Móvel, numa visita destinada a dar um sinal político de apoio aos empresários de um dos setores exportadores nacionais mais dinâmicos.

Esta visita ocorre num momento em que o executivo português já se encontra em gestão e três dias depois de elementos da troika da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional terem chegado a Portugal para negociarem com o Governo um programa de auxílio financeiro externo.

José Sócrates chegará à maior cidade do norte de Itália ao início da tarde e, ao longo do dia, estará acompanhado pelo ministro da Economia Vieira da Silva. O Salão Internacional do Móvel de Milão é um dos mais prestigiados do mundo e conta com a presença de cerca de 30 empresas nacionais, às quais José Sócrates pretende dar um sinal de apoio político, tendo em vista a sua expansão nos mercados internacionais. Em Milão, a meio da tarde, o primeiro-ministro presidirá à assinatura de um protocolo entre o AICEP e a Associação da Indústria da Madeira e do Mobiliário de Portugal no âmbito do programa Inovexpor.

No debate quinzenal de 25 de fevereiro último, no Parlamento, José Sócrates referiu que este programa Inovexpor, que este ano abrange 500 estágios profissionais, passará a ser gerido de forma descentralizada, em parceria com associações dos setores exportadores.

De acordo com dados do executivo, apesar da atual crise económica e financeira, o setor ligado à fileira florestal representa 10,3 por cento do total das exportações de bens nacionais e está a registar números que indiciam progressos. Pelos mesmos dados, os subsetores da pasta de papel, papel e mobiliário de madeira apresentaram taxas de crescimento nas exportações na ordem dos 36 e dez por cento, respetivamente.

PMF/Lusa

Sem comentários: