segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bettencourt Resendes,um jornalista que vai fazer falta

Mário Bettencourt Resendes, um jornalista que se regia pelos princípios deontológicos do rigor e do equilíbrio nas notícias ou na opinião, que bem sabia demarcar, faleceu aos 58 anos. Dirigiu o DN cuja bandeira vai cobrir a sua urna, por seu pedido expresso. Este é um jornalista que desfalca uma geração de prestígio. O exemplo de seriedade no tratamento das notícias, por parte de Bettencourt Resendes, vai fazer falta ao jornalismo português, como se pode ler na notícia do seu óbito no seu DN.

10 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Tomei conhecimento da notícia através da nossa amiga Ana Paula Fitas em "A Nossa Candeia" quase em simultâneo com "A Carta a Garcia", por isso, peço que me concedam teça o mesmo comentário em jeito de singela homenagem a este homem, figura de proa do jornalismo do nosso país:

Mário Bettencourt Resendes desempenhou, na minha modesta opinião, um papel fundamental no jornalismo português, funcionando como mediador capaz de alimentar e depois orientar o trânsito da informação assumindo o acessível com rigor mesmo quando do mesmo evento se faziam leituras diferentes da mesma realidade. Foi um homem que conheceu bem os limites da objectividade, a importância de quem quer informar sem manipular e sem criar a ilusão que, às vezes, existe na mediação, deixando cumprir o acesso directo à verdade.
Singela homenagem...
Um Abraço Amigo
Ana Brito

São disse...

Lamentável que o seu exemplo de equilíbrio não seja seguido por muitos mais profissionais.

Que esteja em paz!

Para si, meu caro, uma boa semana.

anamar disse...

Gostava muito dele e da sua seridade de analise e clareza de expressão...
Vai fazer falta...
E era da minha idade...
Abraço, O. Castro

Manuel Pacheco disse...

Todos temos um fim. Uns mais cedo, outros mais tarde. Mas dá pena ver pessoas que ainda eram úteis à sociedade, partir assim. Mário Bettencourt Resendes era dos jornalistas mais íntegros que apareceu na comunicação social, na escrita, e quando convidado para certos debates. As televisões não passam programas do Mário e nem fazem referência à sua passagem pela comunicação social, apenas uma pequena notícia, a dar conhecimento da sua morte. Esta não rende audiências. É o que acontece com pessoas sérias e verticais.
Faço uma nota de referência ao Diário de Notícias. Mas, sua bandeira é pequena para cobrir um vulto tão grande. Paz à sua alma.

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Sim, Mário Bettencourt Resendes foi um mediador, que é aquilo que os jornalistas devem ser.E sério nas notícias que escrevia ou nas opiniões que formulava.
Abraço e Boas Férias,
OC

Carta a Garcia disse...

São,
creio que o Mário estará em paz, porque sempre viveu a vida com a tranquilidade dos justos.E,sim, era um jornalista capaz de fazer sínteses com grande equilíbrio de posições.
Boa semana também para Si, Cara Amiga,
OC

Carta a Garcia disse...

Cara Anamar,
Creio que sublinha de forma rigorosa as principais qualidades de um jornalista,"seriedade de análise e clareza de expressão".Mário Bettencourt Resendes era, de facto um jornalista com esses atributos.Também por isso dignificou a profissão e o DN que dirigiu durante 10 anos.
Abraço,Anamar,
OC

Carta a Garcia disse...

Caro Manuel Pacheco,

Subscrevo na íntegra as palavras do S/ Comentário.
Há Homens que sobrepujam as bandeiras que lhe colocam em cima do féretro.Era o caso, embora se trate de um pedido que ele pr´prio formulou, o de ir coberto com a bandeira do DN...
Volte sempre,e obrigado.
Vou acompanhar melhor o "Há coisas que acontecem"...

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Osvaldo de Castro,

Junto a minha homenagem à saudosa memória de Mário Bettencourt Resendes que foi um lúcido e ponderado jornalista, como nos explicita.

No período em que dirigiu o "Diário de Notícias" soube garantir uma qualidade jornalística invulgar. Já como comentador político o seu timbre sereno fazia eco em nós e, ao mesmo tempo, as suas análises perspicazes abriam normalmente os debates com interpretações sensatas que ganhavam força pela sua capacidade de persuasão pedagógica.

Mário Bettencourt Resendes foi um dos fundadores do blogue "Bichos Carpinteiros" que se tornou uma das primeiras referências da blogosfera nacional.

Em conclusão, o jornalismo português está bastante mais pobre, porque perdeu um dos paladinos de uma imprensa séria ao serviço da verdade. Assim, Mário Bettencourt Resendes notabilizou-se com uma postura deontológica impoluta que hoje se afigura invulgar no panorama geral, visto o jornalismo contemporâneo ser marcado pelo critério sensacionalista ao serviço de interesses... O que não era obviamente o caso do saudoso Mário Bettencourt Resendes que sabia dosear com assertividade e independência os juízos ao serviço do seu espírito crítico em busca da Verdade.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrão,

Desculpe o atraso da resposta...
Sobre o Mario Bettencourt Resendes, creio que quase tudo foi dito...Mas parece que estou a vê-lo num qualquer canal da SIC a recomendar ponderação aos magistrados doMºPúblico...Era um Homem justo e de grande tolerância.
Cordiais Saudações,