sábado, 21 de agosto de 2010

Dança Cigana, contra a xenofobia e em Homenagem a um povo perseguido há milénios

6 comentários:

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Como sabes, nasci e vivi no Pinhal da Feira. Local habitual de "estacionamento" durante os 3 dias (penso que era assim) permitidos. Sempre que chegava uma nova familia, as crianças do Pinhal da Feira, logo procuravam fazer amizade com os ciganos das suas idades, muita vez eramos convidados para participar nas suas festas que incluiam danças e cantares tradiocinais, isto no tempo em que não havia televisão havia sequer electricidade para aquelas bandas. assistir e até participar no convivio com os ciganos era um deleite e um prazer que mais uma vez aqui me fazes recordar.
Abraço

Ana Paula Fitas disse...

Lindissimo, meu amigo!... espero que os Ciganos, cidadãos de pleno direito da União Europeia e cidadãos do mundo, continuem a dar sinais da sua profunda criatividade.
Muito, muito obrigado.
Um grande abraço.

Carta a Garcia disse...

Caro Folha Seca,

Sim, lembro-me disso e de relatares episódios dessa fase da infância. Ainda bem que há pessoas como tu que não desculpando os erros, também não se compadecem com o preconceito e a xenofobia...
Grande Abraço,
OC

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Paula Fitas,

Em nada me surpreende a S/ entusiástica reacção ao post que publiquei, sabendo como sei que a minha Ilustre Amiga é uma digna militante das causas da Igualdade, do combate ao preconceito xenófobo e uma conhecedora especializada da longínqua perseguição e dos dramas do povo romani, dos gitanos, dos ciganos.
Grande Abraço,

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Mais uma bela escolha e homenagem, neste fim de semana...
A dança cigana é muito sensual e dela transborda um simbolismo que acompanha um bailado sedutor e muito criativo. Permite extravasar sentimentos e expressar uma energia únicos. Quer a música quer a dança inspiraram grandes compositores,cineastas e pintores e a literatura, a poesia e a música ilustram muito bem o mistério que envolve a arte, a cultura e a trajectória do povo cigano.
Por tudo isto, obrigada, Meu Amigo.
Um Grande Abraço com Amizade.
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

A minha princial preocupação é que os ciganos estão a ser expulsos para a Roménia e para a Bulgária pelo Sr Sarkozi e com o aplauso do Sr.Berlusconi...os roma,ou romani, os ciganos, são cerca de 10 milhões na UE,quase 900.000 em Espanha e à volta de 40.000 em Portugal...e são cidadãos da União como os demais e ocupam este território por tempos imemoriais.
Sim, sei que por razões identitárias, também eles se auto-excluem, mas na generalidade das situações eles são o primeiro grupo étnico a ser excluído...
É isso que devemos combater em nome de uma Europa multicultural.
Abraço Amigo,