segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Passos,exemplo de demagogia e irresponsabilidade

(surripiada ao Expresso, via Câmara Corporativa)
E em dado momento Pedro Passos Coelho disse no Pontal:"Estou aqui no Algarve de férias com a família há duas semanas.Nestes quinze dias percebi que o PS não sabe o que quer para Portugal".
E depois, desenrolou o papiro das notas que o Mendes Bota oportunamente lhe oferecera e perorou sobre a coragem do PSD, sobre o Orçamento, sobre os "malefícios da justiça" e sobre os deveres do presidente da República.
Esqueceu, porventura de boa fé, o tão falado tema da revisão constitucional, alfa e ómega do discurso de fim de Congresso e aproveitou para falar libidinosamente sobre as vantagens de ser poder, a cerca de 3000 militantes do PSD, onde estavam gritantemente ausentes todos os "notáveis" excepção feita a Meneses, Ângelo Correia, Aguiar Branco e alguns dirigentes locais, que não se esqueceram de lhe pedir que se deixasse de teorias e que tivesse em conta a realidade económica do país.
Espantosamente, foi apenas após sair do palco que Passos Coelho disse aos jornalistas o que verdadeiramente tinha ido fazer ao Pontal.
Ou seja, que tinha na ideia abrir uma crise política em cima de uma crise económica e que para tal desiderato o próximo Orçamento poderia ser o momento apropriado...E mais, que nas próximas três semanas o PR devia agir em conformidade,na ideia dele, demitir o governo, mal sabendo que o PR o que pode, em circunstâncias muito especiais, é dissolver a Assembleia depois de ouvir o Conselho de Estado...
Ou Passos Coellho anda mal aconselhado ou estudou pouco nos 15 dias de Algarve...
Em três semanas, e a escassos 4 meses de eleições presidenciais, não há nenhum presidente que ouse dissolver uma Assembleia, sufragada tão directamente como ele próprio, e, mais a mais, tudo indicando que o incumbente Cavaco Silva se prepara para ser candidato presidencial.
Portanto, alijando a ideia de que o ex-dirigente da JSD e actual presidente do PSD seja desconhecedor do funcionamento das instituições do nosso estado democrático, só se pode pensar,no mínimo, como Jerónimo, logo copiado por Marcelo, que Passos Coelho "deu um tiro no pé"...
Verdade se diga que o novel lider ainda invocou uma outra luminosa ideia que, se não é puro disparate, é apenas um grosseiro equívoco...
Sim, a ideia de pedir a Sócrates se se pode demitir para ele, Passos, poder governar...
Bonda de asneira!Sabe-se, como aqui já se foi dizendo, que altos dirigentes do PSD tudo tentaram com o Freeport e com a Comissão de Inquérito para empurrar o primeiro-ministro pela borda fora, das formas mais iníquas e desleais... Mas não o lograram!
Agora, mendigar que Sócrates deite a toalha ao chão num momento de grave crise económica internacional e com evidentes reflexos nas contas nacionais, só pode ser um deslize de linguagem ou, prouvera, o reflexo do desnorte provocado pelas ânsias de poder, especialmente quando as sondagens começam a dar sinais de forte recuo, e na exacta medida em que Passos Coelho resolve elucubrar sobre algo que julga de mais profundo...e que afinal é rematado dislate.
A frase que acima se sublinhou a negrito é disso um bom paradigma...Passos Coelho falou no Pontal, na famosa rentrée, mas não disse nada...ou antes, espraiou-se por uma chusma de asneiras que além de demgógicas revelam o pendor irresponsável e impreparado do novo lider do PSD.
A continuar assim, dizem já muitos dos seus detractores no interior do PSD, Pedro vai ter de voltar às empresas do seu inspirador...É que Passos Coelho, afinal, não inspira confiança nem aos seus confrades!



Osvaldo Castro

11 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Passos Coelho é um demagogo irresponsável, mas a verdade é que todos os "grandes" demagogos invocam a angústia, a ameaça de um inimigo, até, às vezes, o sentimento de abandono perante perigo, quando ele existe, preparando os ouvintes para se entregarem de pés e mãos atados a quem os fanatiza. Os estimulantes psicológicos utilizados pelo demagogo têm relação com o processo que se desenrola em todas as conversões, incluindo as que são conseguidas pela "lavagem ao cérebro" e, assim, o inimigo imaginável ou real é conduzido a assumir o papel de "bode expiatório" para todos os males de que se sofre.
Tal como o Marco António de Shakespeare, o demagogo terá de sentir e ao mesmo tempo adoptar as tendências exaltadas do seu auditório começando quase sempre os seus discursos com as mesmas fórmulas e ganhando assim tempo para estabelecer contacto adequado aos seus objectivos com a massa humana que pretende manipular.
Terá sido o que pretendeu no Pontal...e que não é mais do que o cultivo da insegurança...
Contudo, Meu Amigo, o povo português ainda não perdeu a inteligência e massa crítica não falta, felizmente...
Um Grande Abraço amigo com mar e sol :) e votos de boas férias :)
Ana Brito

Bettencourt de Lima disse...

A pressa de Passos Coelho


Apertado pelas sondagens e pela catadupa de ineptidões que se seguiram ao primeiro entusiasmo, Passos Coelho muda de estratégia e rapidamente passa da «não temos pressa para chegar ao poder» para a de «se o Presidente não dissolve agora, não aguento o desgaste» , tendo como plano B a reacção do CDS, o qual, vendo parte dos seus deslizar para este PSD «liberal», não deve estar interessado nestas aventuras, ou então, tendo-lhe passado rapidamente a «postura de Estado» demonstra o que realmente lhe vai na alma : o país é secundário, quanto pior melhor.

Mais um profundo erro de cálculo como adiante se verá.

Ferreira, M.S. disse...

Agradecendo ao JN, uma nota de humor:

http://jn.sapo.pt/storage/ng1330751.jpg

Abraço
Ferreira

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Um dia destes e a propósito do tema da revisão constitucional citei aquela velha expressão do "agarrem-me se não, eu vou-me a ele". Creio que se aplica ao PPS. Não quer nada daquilo que "reivindica" até como bem demonstras neste post, não é possível nem realizável. Agora que vai largando umas atoardas para ser notícia, vai. Como bem sabes uma parte substancial do eleitorado não faz a mesma leitura e apesar do tempo de férias parece-me que o combate está demasiado morno em contradição com a canicula que anda por aí.
Abraço

Alzira Henriques disse...

Caro Osvaldo de Castro,
Para além de demagogo, o "senhor" Passos é portador de uma dose de irresponsabilidade social e política que arrepia até os mais tolerantes.
Para além da infantilidade com que se refere ao seu sagrado desejo de subir políticamente à custa de uma crise económica e financeira que nos foi imposta. Então não é que só agora, nos quinze dias de férias no Algarve o senhor se apercebeu de pseudo factos que para ele são realidades absolutas? Imaginação fértil ele tem mas, mais do que isso, e algo que seja relevante ao país ZERO! Na verdade, nem os seus corregionários do PSD podem ficar confortáveis com tamanhos disparates e falta de sentido ético sócio - político.
Afinal o que esse menino quer mesmo é poleiro e, para usar uma expressão popular, está-se bem borrifando para o Povo Português e a necessidade de ultrapassarmos as dificuldades que a crise económica avolumou.
Cada vez estou mais convicta que o rapaz não vai longe! Até porque o nosso Povo já não anda tão cego quanto esse menino pensa.
Saudações socialistas,

Alzira Henriques

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,
Claro, Passos Coelho está a revelar-se um demagogo e quanto mais fala mais tiros nos pés vai dando...Claro que que vai tentando dizer tudo e o seu contrário, apenas focado nas sondagens, que, agora, nem lhe estão a orrer nada bem...
Obrigado pelo S/ comentário,
Abraço Amigo,

Carta a Garcia disse...

Caro Bettencourt de Lima,

Subscrevo inteiramente o seu juízo de valor em relação ao lider do PSD...afinal tem mais pressa do que aquilo que diz...e deslumbrado por sondagens de "estado de graça" optou pela senda da asneira na revisão constitucional e em ameaçar com uma crise política, a propósito do Orçamento, em cima da crise económica...Ás vezes há dirigentes que mais valia optarem pelo silêncio...falam e caem em erros de cálculo, como bem diz.
Cumprimentos,
OC

Carta a Garcia disse...

Caro Ferreira, M.S.,

Claro que vi o cartoon, excelente do Jn para onde me remetia.
Obrigado.
Volte sempre,
OC

Carta a Garcia disse...

Caro Folha Seca,

É isso mesmo, Quando ganhou o Congresso do PSD, Passos Coelho conhecia mal os temas mais relevantes do país, até mercê do seu longo afastamento da vida política.Portanto, para discurso de encerramento "venderam-lhe" o tema da revisão constitucional, que ele domina muito mal e que tem visões muito diferentes no interior do PSD...Ou seja, meteu-se numa alhada política da qual quer recuar mas não sabe como...Nem é por acaso que não falou disso no Pontal...!
Também porque, contrariamente ao que dizes, o PS aproveitou bem as "gaffes" e as sérias intenções de destruir o Estado Social que Passos Coelho evidenciou...
Mas a procissão ainda só vai no adro.Abraço Amigo,
OC

Carta a Garcia disse...

Cara Alzira Henrique,

Obrigado pelo S/ Comentário que subscrevo na generalidade.
De facto, Passos Coelho pode vir a sofrer gandes dissabores se insistir em chantagear em matéria de Orçamento...Na verdade, o que ele exige, ele mesmo o acordou, em sede de PEC, com o governo.Falo das reduções ds certo tipo de benefícios fiscais que retiram à receita do estado centenas de milhões de euros...Ora para cumprir o que se acordou com a UE é necessário respeitar os compromissos assumidos.
Há já sectores do PSD a compreender muito mal os recentes zig-zagues por que ele vem optando...
Volta sempre,
Abraço,
OC

Ana Paula Fitas disse...

Caro amigo Osvaldo Castro,
Fiz link deste e de outro post.
Obrigado.
Um abraço amigo.