segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SMS "por razão atendível"!

Para quem precisava de um exemplo concreto. Aqui fica um despedimento "por razão atendível",por sms, porque alguns ditos empresários são muito lestos a dar expressão prática às inconfessáveis intenções de liberalizar os despedimentos e usá-los por "dá cá aquela palha"...
É claro, por maior eficiência e "razão atendível", foi mesmo por SMS (short message service)...A ler melhor no Público on line.
OC

9 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Caro Osvaldo Castro,
Excelente chamada de atenção para quem pretenda relativizar a expressão "razão atendível"... Obrigado!... e, já agora, a "talhe de foice", vale a pena recordar o elucidativo filme com George Clooney "On the Air" (traduzido entre nós por: "Nas Nuvens", sobre as mais económicas formas de despedimento e o seu dramático -senão mesmo catastrófico!- efeito social...
Um grande abraço grato e amigo.

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Espero não ferir a tua sensibilidade. Mas dá vontade de dizer que é o "Simplex" a ser usado no pior sentido. Já agora um processo que rápidamente "obrigasse" a que perante uma situação destas, à confiscação dos bens deste tipo de "empresários" inclusivé aqueles que foram postos a bom recato em nome de terceiros e um "simplex" que não deixasse arrastar a situação por tempos infinitos.
Abraço

Ana Paula Fitas disse...

Depois de ler melhor a notícia decidi escrever sobre o assunto e, decididamente, carissimo amigo, vou fazer link...
De novo, o meu muito obrigado.
Abraço.

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Li na imprensa diária este caso e imagino bem o sentimento e a situação em que se encontram estes trabalhadores ao terem sido avisados por SMS.
Vou aguardar pelo desenvolvimento dos acontecimentos.
Um Abraço com Amizade.
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Caro Folha Seca,

Eu percebo a ironia, mas acho que se não deve ajudar a confundir o Simplex ( desburocratização e facilitação da vida de empresários e consumidores) com patrões oportunistas e despudorados que se servem das novas tecnologias para fugirem de enfrentar os trabalhadores.
Claro que sei que as Autoridades do trabalho estão atentos ao assunto e vão agir...Porque leis para impedir esta bagunça, até agora, há...
Com o Passos Coelho é que tenho dúvidas, já que "razões atendíveis" pode dar para tudo, até para despedir por SMS!

Abraço,

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Creio que a reacção dos "media" e da blogosfera poderão contribuir para travar o dedo despedidor deste tipo de patronato.Até porque os trabalhadores sentiram a injustiça e reagiram com força.
Abraço Amigo,

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Paula Fitas,

Muito obrigado pelas S/ referência e pelo link...trata-se de uma situação caricata mas que é fruto do sentimento por parte de alguns empresários menos escrupulosos de que terão a vida facilitada se, por acaso, o PSD se alcandorasse ao governo...Despedir "por razões atendíveis" é uma porta tão larga e tão indefinida que até há quem o faça por SMS...

Abraço Amigo,

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Amigo Dr. Osvaldo Castro,

Como já o referi no blogue "A nossa Candeia" é um escândalo e um abuso da pior espécie este tipo de comportamentos dos empresários. Se os despedimentos já são uma matéria de desespero para muitos trabalhadores dada a situação em que são colocados este tipo de atitudes devem serem repudiadas e denunciadas como o caríssimo amigo Osvaldo o fez aqui.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrão,

Completamente de acordo com tudo o assinala.
Como certamente sabe, a Autoridade para as Condições de Trabalho já está no terreno a investigar a situação.
È preciso pôr cobro a situações que, para além de tudo o mais, humilham os seres humanos que são os trabalhadores.
Cumprimentos,
Osvaldo Castro