segunda-feira, 9 de maio de 2011

Portugal distinguido pelas boas práticas na administração pública


9 de Maio de 2011, por Ana Rita Duarte, no Público On-line

"Portugal recebeu dois prémios atribuídos pelas Nações Unidas à plataforma Rede Comum do Conhecimento e ao Programa Simplex. Esta é distinção premeia boas práticas de entidades da administração pública central, regional e local, de todo o mundo, que conduzam a uma gestão pública mais efectiva.
Os prémios foram atribuídos à Agência para a Modernização Administrativa (Pedro Granadeiro/nfactos)

A Rede Comum do Conhecimento, uma rede de partilha de boas práticas de modernização, inovação e simplificação administrativas, venceu o 1º prémio na categoria “Fomentar a gestão do conhecimento na Administração pública”.

Esta plataforma electrónica foi lançada em 2008 pela Agência para a Modernização Administrativa. Actualmente possui mais de 190 serviços públicos nacionais, da administração central e local, e de países de língua portuguesa, como o Brasil e Cabo Verde.

Este trabalho em rede tem sido fundamental para que os vários projectos de modernização administrativa consigam obter bons resultados.

A título de exemplo, o grupo de trabalho dos Portais do Cidadão e da Empresa, com mais de 300 entidades da administração central e local, aumentou, em poucos meses, o número de serviços disponíveis no Portal do Cidadão em 35 por cento, tendo actualmente mais de 1200 serviços. O Portal da Empresa tem agora mais de 700 serviços, o que significa um aumento de 10 por cento, informou o Governo.

O Programa Simplex, e nomeadamente as iniciativas Ideia Simplex e Consulta Pública, conseguiram também o 2º lugar, na categoria “Promover a participação na definição das políticas públicas através dos mecanismos inovadores”.

O programa tem como objectivo a simplificação administrativa e legislativa, de forma a facilitar a vida dos cidadãos e das empresas e tornar os serviços públicos mais eficientes.

A participação e colaboração entre diferentes serviços da Administração Central de todos os Ministérios e em 121 Municípios resultaram em mais de 1100 medidas Simplex, concluídas desde 2006. Estas medidas são fruto da apresentação anual de propostas para a simplificação administrativa e melhoria da qualidade dos serviços públicos, acrescenta ainda a nota do gabinete do ministro da Presidência.

O prémio Ideia.Simplex, lançado em 2008, é um concurso com o intuito de estimular a capacidade de inovação e envolver todos aqueles que integram os serviços públicos na construção de uma Administração pública moderna, com serviços mais simples, mais rápidos e mais próximos dos cidadãos e empresas.

A “receita médica electrónica” e a “desmaterialização dos recibos de vencimento dos funcionários públicos” permitiram dispensar o papel e agilizar os procedimentos e são exemplos das mais de 900 ideias submetidas pelos funcionários públicos nas duas edições do concurso.

Os prémios foram atribuídos à Agência para a Modernização Administrativa."

2 comentários:

Pátheos disse...

Bem vindo de volta!

Unknown disse...

Cartamiga

Com tantos a bater-nos, até espanta que alguém diga bem e premeie. A porrada que o Simplex tem levado... cá dentro. Mas nas Nações Unidas são umas bestas: dizem bem e dão prémios. É a vida...

Abç

PS (sou, mas aqui é Post Scriptum...) Gostarei de te ver lá na Travessa. Obrigado