
A deputada do PSD Assunção Esteves foi hoje eleita presidente da Assembleia da República, com 186 votos favoráveis, anunciou a Mesa.
Assunção Esteves tornou-se a primeira mulher a ocupar a presidência da Assembleia da República e foi aplaudida de pé por todas as bancadas do Parlamento – primeiro levantaram-se as bancadas do PSD, CDS-PP e PS e num segundo momento as restantes.
Registaram-se 41 votos em branco e dois votos nulos, num total de 229 votos expressos. O socialista Manuel Pizarro foi o único deputado que não participou na votação.
Ex-juíza do Tribunal Constitucional e ex-eurodeputada, com 54 anos, Assunção Esteves sucede ao socialista Jaime Gama na presidência da Assembleia da República.
O PSD propôs a candidatura de Assunção Esteves a este cargo depois de o independente Fernando Nobre ter falhado por duas vezes a eleição, na segunda-feira.
Fernando Nobre obteve uma votação inferior aos 108 deputados do PSD: 106 votos favoráveis, 101 votos em branco e 21 nulos na primeira volta e 105 votos a favor, 101 votos em branco e 22 nulos na segunda volta.
Assunção Esteves, em contraste, conseguiu reunir 186 votos, mais do que os 132 deputados das bancadas do PSD e do CDS-PP juntas.
O PSD tem nesta legislatura 108 deputados, o CDS-PP 24, o PS tem 74, o PCP 14, o BE oito e o PEV dois.
IEL/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário