quarta-feira, 23 de junho de 2010

SIMPLEX: NAÇÕES UNIDAS DESTACAM BOAS PRÁTICAS NACIONAIS

22.6.2010
O programa Simplex, a abordagem multicanal na distribuição de serviços públicos e as iniciativas e.escola e e.escolinha mereceram o destaque das Nações Unidas como boas práticas "inovadoras" de modernização dos serviços públicos em Portugal.
O Programa Simplex é apresentado como um exemplo da administração do futuro que para além de promover o acesso à informação e estimular a sua partilha, fomenta a participação dos cidadãos na criação de serviços públicos à sua medida.
Destaca-se em particular o Prémio Idea.Simplex, uma iniciativa precursora de enorme adesão - 600 ideias e mais de 12.600 votos, em 2010. A abordagem multicanal na distribuição de serviços públicos é destacada como uma estratégia que facilita uma oferta mais integrada e conveniente, permitindo, por exemplo, que um serviço seja iniciado num balcão e acompanhado na Internet, através da articulação entre as Lojas do Cidadão e os Portais do Cidadão e da Empresa.
Especial ênfase é dado à mais recente meta estabelecida para disponibilizar, até 2011, o acesso a todos os serviços públicos online através destes dois portais.
As Nações Unidas divulgam ainda um conjunto de acções de preparação e qualificação para a sociedade de informação, realçando o pioneirismo das iniciativas e.escola e e.escolinha, e os resultados singulares obtidos por Portugal na cobertura do território nacional (100%) e ligação das escolas públicas por banda larga (líder europeu), e ainda na penetração de banda larga móvel (uma das mais elevadas da Europa). A informação pode ser consultada no site da Rede das Administrações Públicas das Nações Unidas (UNPAN) em: ttp://www.unpan.org/Home/tabid/36/language/en-US/Default.aspx e http://www.unpan.org/Regions/Europe/tabid/1105/language/en-US/Default.aspx

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Osvaldo
Excelente reconhecimento para Portugal.
De facto, o meio é a mensagem e o futuro não permite sejamos orientados por um comportamento tradicional.
Há que continuar a promover os giros de feedback comunicativo e encorajar uma concertação dos esforços colectivos no sentido de avançar com as transformações na direcção de formas e de fórmulas organizacionais que cada vez mais nos retribuam os vastos fluxos do mundo tal como nós o conhecemos, codificamos e recodificamos sob a forma de simples informações, mas agora reconfiguradas, enviadas e cotadas adentro de uma rota que nos conduza rápida e simplificadamente para além do horizonte que nos ilumina neste século XXI, ainda que complexo.
Simplex é rapidez, comodidade, conforto, reflexão, crítica, transmissão, disponibilidade, inteligência individual e colectiva, linguagem, mensagem, emissão e recepção, evolução, revolução, real e imaginário, afirmação e interactividade. É a expressão de uma sociedade moderna e ganhadora, é uma mais-valia que sinaliza a diferença entre as velhas e as novas possibilidades potencializadas pela aventura do pensamento humano tendo em conta a comunicação e o estado de virtualização do mundo e da vida.
Um Grande e Amigo Abraço
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,
Revejo-me "in totum" no seu Comentário.
É na verdade muito importante este tipo de reconhecimento internacional em matérias que simplificam e qualificam a vida dos portugueses, sejam eles eles jovens estudantes ou empresários...
Abraço Amigo,