terça-feira, 22 de junho de 2010

O solstício de Verão em Stonehenge

Duas dezenas de milhares de pessoas ocuparam, desde o nascer do sol, o monumento pré-histórico da Idade do Bronze, situado em Salisbury, Inglaterra, celebrando o dia mais longo no hemisfério norte, em homenagem às crenças e ao valor da natureza.

6 comentários:

jose albergaria disse...

E, também, para os que cultuam certos valores a dimensão da espiritualidade que encerra a ETERNA luta entre as trevas e a LUZ.
Há frátrias que comemoram os Solsticios e os Equinócios nessa dimensão espiritual.
Abraço,
JA
PS - A fotografia que utiliza é uma das mais belas que conheço.

Ana Brito disse...

Caro Osvaldo
Bela imagem - crenças e valor da natureza.
A construção dos monumentos megalíticos envolvia os membros das pequenas comunidades de agricultores e pastores e a participação na sua construção constituía uma ligação social importante entre todos quantos participavam nessa tarefa.
Mais do que sepulcros foram locais de culto e de (re)encontro dos membros de cada comunidade e revestiam-se de alto valor simbólico - neles, guardavam-se relíquias e tornaram-se construções arquitectonicas muito complexas.
Um Grande e Amigo Abraço
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Caro Jose Albergaria,

Obrigado pelos S/ esclarecimentos complementares. A fotografia foi "pescada" no Google. Obrigado de todo o modo.

Abraço,
OC

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Muito obrigado pelos S/ contributos que em muito qualificam o post colocado e a imagem de ilustração.
Abraço Amigo,

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Osvaldo Castro,

É bom que o Homem não perca a noção da sua pequenez e este reencontro com a natureza e com crenças ancentrais é um sinal claro de sabedoria face a um mundo que se perdeu nas rotas do progresso e que não sabe, ou não tem a coragem suficiente, para enfrentar a mega crise de sustentabilidade ambiental em que vivemos face às ganâncias nacionalistas, financeiras e à velha lei de T. Malthus que permanece bem actual...

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrão,

Foi essa interpelação e essa recordatória que me levou a postar sobre o espírito de Stonehenge.Na esteira do que o meu Caríssimo Amigo refere, o Homem tem de ter a coragem para tomar todas as medidas que permitam enfrentar com eficácia "a crise de sustentabilidade ambiental em que vivemos"...
Cordialmente,
OC