terça-feira, 1 de junho de 2010

Um Link com vénia ao João Tunes(Água Lisa)..ou de um excelente Manifesto para a Campanha do Alegre

Há momentos na vida em que os cidadãos se encolhem de embaraço...
Por exemplo, quando sobre eles se vazam palavras imerecidas e, claramente, excessivas....
O João Tunes, "blogger de referência" que ilumina a blogosfera de experiência, racionalidade e inteligência, no "Àgua Lisa", no "Caminhos da Memória" e no "Vias de Facto", resolveu brindar os seus leitores com um texto que "arrancando" num tal Osvaldo Castro, como pretexto,aceito, acaba por se tornar numa peça de rara assertividade na análise do que pode e deve ser a campanha do Manuel Alegre.
Eu sei, embora não nos conheçamos pessoalmente, (mas sabemos demais um do outro, penso), que João Tunes, um camarada na verdadeira acepção da palavra, não me quis usar, mas tão só relevar o papel que fui tendo numa longa vida de luta pela democracia, pelos direitos humanos e pelos mais desfavorecidos. Coisas que, aliás, nunca reneguei,nem ele.
Porém, João Tunes vai perdoar-me que não aceite a caterva de referências imerecidas com que me cumulou e vai antes permitir que eu considere que este texto que publicou no "Água Lisa" fique conhecido como um pré-argumentário ou um Manifesto pela eleição de Alegre.
É isso que ele é, configurado pela rara lucidez de um experiente militante de causas como o João Tunes.
Abraço, Companheiro...lá nos encontraremos na luta para eleger um presidente democrata, socialista, independente, mas não neutro e transbordante de cultura.

Osvaldo Castro

8 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Caro amigo Osvaldo Castro,
Não resisti e deixei lá, no A Nossa Candeia, um cravo e uma canção... para si e para o João Tunes.
Obrigado.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

PORQUÊ ALEGRE?

Não gosto de Cavaco. Nunca gostei aliás. Com a devida diferença faz-me lembrar Salazar resuscitado em democracia. Tacanho.
Mas porquê Alegre para o PS? Porque sim? Porque não havia mais ninguém?
Está provado que em materia de presidenciais e de europeias Sócrates não acerta uma.
Ser de esquerda é suficiente? E o que é ser de esquerda? Ser culto é suficiente? E quem escreve é mais culto do que quem lê?
Finalmente, alguma vez foi eleito o Presidente da República sem votos do centro?! Não.
Logo Cavaco está reeleito sem precisar de fazer campanha. Pena que assim seja, mas é assim que vai ser.

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Há coisas que a gente lê e às quais não consegue ficar indeferente. Fiz este comentário no "Água Lisa"


Caro João Tunes

Permita-me o tratamento, até porque apesar de ter lido muita vez o seu blogue e o que nele vai publicando, penso ser a primeira vez que faço um comentário.
Ouvi uma vez uma expressão "há Homens e há caga-lumes". Tive um percurso de vida muito diferente do Osvaldo Castro. Sou uns anitos mais novo (presumo que 6) enquanto eu com 10 anos de idade e com a 4ª classe começava a trabalhar no vidro o Osvaldo estava a preparar-se para ingressar na universidade de Coimbra. Deixando os entretantos, a vida e a luta fez com que que o Osvaldo depois do seu papel destacado na chamadaa crise académica de coimbra em 1969 viesse parar ao Exercito em leiria (onde foi compulsivamente incorporado) daí até vir para a Marinha Grande leccionar educação fisíca, foi um passo.
Ainda nos tempos do obscurantismo, conheci-o de longe, ou seja nos meus circulos de trabalhador-estudante, o nome dele circulava como uma referência, estivemos juntos nalguns sítios, embora verdadeiramente só depois do 25 de Abril falámos. Comecei a militar no mesmo partido. Foi ele que me levou a aceitar mudar de vida e a dedicar toda a mesma vida ao nosso partido de então, como ele já fazia, o que deixei de fazer 2 ou 3 meses ante dele. Com um 1 ou 2 dias de diferença devolvemos o cartão.
Hoje acredito que apesar de todos os oportunismos e carreirismos, ainda há muita gente que está na politica activa para defender causas, não tenho duvidas que Osvaldo Castro é um deles.

Quanto ao resto caro João Tunes, subscrevo.
Cumprimentos

Folha seca

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Paula Fitas,

Muito obrigado pela sua solidariedade política, pelo menos em matéria de presidenciais. Mas permita-me dizer que só a bondade política do Tunes é capaz de produzir um post que me deixou embaraçado pela amizade que dele transparece.
Bem, lá vamos ter de fazer mais uma campanha do Manuel Alegre...
Nada de novo para nós, que nos empenhámos na da candidatura interna ao PS...Só que esta não vai ser a feijões...nesta há condições para disputar a vitória!
Obrigado pela S/ proverbial simpatia,
Abraço Amigo,

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Anónimo,

Compreendo o seu ponto de vista mas não o acho sustentável políticamente,à esquerda...
Manuel Alegre, nas actuais circunstâncias, é o melhor candidato para a esquerda e para o centro esquerda...Está em condições de se bater pela vitória e levar uma visão democrática, preocupada com os mais desfavorecidos e culturalmente exigente, a Belém...
Com todo o respeito por pontos de vista diferentes,
Cumprimentos e volte sempre, de preferência com nome...

Carta a Garcia disse...

Caro Folha Seca,

Obrigado.És um grande Amigo. Eu li no blogue do João Tunes o teu comentário, que agradeço do fundo do coração e bem estribado na razão,
Abraço,

Ana Brito disse...

Caro Osvaldo
Face à sua determinação, inteligência, empenho e dedicação às causas públicas, não só enalteço a sua nobreza de carácter como lhe desejo que nunca deixe de se sentir um homem completamente liquidado pelo estoiro de uma rolha de champanhe.
Com Amizade, um grande Abraço
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Só lhe respondo agora porque a S/ bondade como a de outros Amigos me deixou verdadeiramente embaraçado e sem palavras adequadas...

Muito obrigado pelas palavras, pelos incentivos e pela amizade,

Abraço Amigo,