No dia 6 de Outubro, pelas 15.00 horas, tem lugar, na Sala das Sessões da Assembleia da República, a Sessão Solene Comemorativa do Centenário da República, seguida da inauguração da Exposição “Res Publica: Cidadania e Representação Política em Portugal – 1820-1926” e do descerramento do busto de Anselmo Braamcamp Freire
Há quem chame jornalismo a isto
Há 2 horas
2 comentários:
Caro Amigo Osvaldo
1820-1926 - um período longo e bem recheado de avanços e recuos na História política do país e na formação da cidadania e suas representações.
Distinta homenagem a Anselmo Braamcamp Freire como fundador do Arquivo Histórico Português e pelos serviços que prestou à historiografia nacional e, ainda, porque como Par do Reino aderiu à República como protesto à ditadura franquista, vindo a ocupar a presidência da vereação camarária de Lisboa onde os eleitos republicanos efectuaram obra positiva nos vários domínios da vida municipal, acrescendo que foi também presidente da Assembleia Nacional Constituinte após a implantação da República e presidente do Senado. De relevar que colaborou no Jornal do Comércio com o pseudónimo Silex e na Revista Atlântida.
Aproveito, como é óbvio, para deixar um abraço amigo ao Fernando Catroga.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito
Caríssimo amigo Osvaldo Castro,
Esta iniciativa da Assembleia da República de uma Exposição retrospectiva da evolução da cidadania no decurso dos regimes democráticos da Monarquia Constitucional e da 1ª República é muito bem vinda. O descerramento de um busto de Anselmo Braamcamp Freire, ilustre historiador e político,no espaço nobre da Assembleia da República é uma meritória homenagem. Grato por estas pertinentes informações e por este tributo a esta figura pública tão esquecida!
Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt
Enviar um comentário