domingo, 31 de outubro de 2010

Rubens


Dança dos Aldeões, 1635, Museu do Prado

2 comentários:

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Dr. Osvaldo Castro,

Aprecio bastante as obras pictóricas de Rubens. Esta pintura, em particular, não me lembro de a ter visto no Museu do Prado, mas a vivacidade das figuras e o flautista empoleirado na árvore dão-nos a impressão de uma transmissão audiovisual da dança e da música, pois quase que apetece tocar para fazer aparecer o movimento das gravações do "You Tube". Na verdade, trata-se de uma obra bem simbólica dos valores estéticos do Barroco pelo movimento, pelo sentido da festa, pelo vigor das cores! Obrigado por mais este momento de contemplação deste sublime quadro.

Associo-me à festa, neste ambiente de pessimismo adensado pela crise económico-financeira,pela vitória de Dilma no Brasil! Faço votos de que saiba estar à altura da estratégia e do carisma que Lula da Silva revelou na governação desse nosso país irmão nestes primeiros anos do século XXI!

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Rubens é um pintor fascinante pela diversidade e vastidão da sua obra, pelo seu perfeccionismo e técnica, pelas figuras do imaginário, porque tudo este homem pinta com qualidade. Há jogos de luz nesta "Dança dos Aldeões" e movimentos nas expressões das figuras retratadas, há cores intrínsecas condicentes com um pintor singular, passando de temas mitológicos a bucólicos. É um pintor versátil com pontos de fuga enérgicos, cores contrastantes e figuras com contornos emocionais. Foi um expoente máximo do barroco e é admirável pela sua versatibilidade.
Gosto muito...para uma tarde de domingo...Obrigada!
Grande Abaraço com Amizade :)
Ana Brito