segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PS considera inoportuna revisão Constitucional, mas apresenta Projeto de aperfeiçoamentos



(As declarações que ora se publicam foram prestadas para o Telejornal de ontem, na RTP).
O Projecto de revisão constitucional do PS está a ser entregue durante a tarde de hoje.

6 comentários:

Ferreira, M.S. disse...

Caro Osvaldo,
Apesar das críticas de Pedro de Silva Pereira não acha que o PS está só a abrir caminho à revisão constitucional como forma de aprovar finalmente o Orçamento de Estado?
Isso até faz lembrar aquele truque do bom polícia/ mau polícia em que PS e PSD estao apenas a querer sacar uma confissão um do outro, não é?
Sabe, é com alguma desilusão que acabo de reler dois artigos no Frankfurt Allgemeine Zeitung, jornal alemão de referência sobre Portugal.
Num, constata-se que o crescimento económico fica abaixo do esperado – nada de novo.
O segundo trata-se de uma entrevista a Pedro Passos Coelho com o título: Portugal precisa de mais concorrência” referindo-se à abertura da Educação e da Saúde aos privados.
Nesta questão apetece-me usar o título de um post de Eduardo Pitta (blogue www.daLiteratura.blogspot.com) em que ele pede "educadamente" a Pedro Passos Coelho: “Por qué no te callas?”
Haverá bom senso suficiente dentro do PS para travar este anseio desenfreado do PSD? Pessoalmente faço votos para que sim, porque aquilo que o PSD anseia, mesmo que apenas consiga uma parte das reformas desejadas, vai custar mesmo muito caro ao País e nós Portugueses já não temos mais dinheiro para pagar... ou então, mais triste ainda, pagam os nossos filhos e os nossos netos - triste herança, não é?
Abraço

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Bom-senso e lucidez caracterizam a posição do PS bem alicerçada num pomo de liberdade política e social assente na possibilidade de reger os destinos do país sem pressão na comunidade enquanto sociedade ou enquanto Estado.
Aguardemos os resultados, as decisões fundamentais, cientes de que constituem a melhor opção face às circunstâncias e dificuldades que atravessamos.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Caro Ferreira,

Não, não e não...Desculpe a insistência, mas o PS foi muito claro. O facto de poder haver revisão constitucional de 5 em 5 anos não significa que tal seja obrigatório.Eu escrevi sobre isso em vários lados.Na verdade, nós consideramos que, num momento em que vivemos uma crise muito grave e com presidenciais em Janeiro, o mais razoável era não abrir o processo de revisão, ou, pelo menos, adiá-lo para o ano de 2012 ou para o 2º semestre de 2011.
Mas o PSD, como estava deficitário em matéria de ideias quamdo PPCoelho ganhou o Congressou, envredou por esta via, com um Projecto à "trouxe-mouxe" que lhes deu "água pela barba"...Mas quando entregaram o Projecto deles em meados de Setembro, a parti contam-se 30 dias para qualquer dos outros partidos apresentar os próprios Projectos.
Isto nada tem a ver com o OE e a sua eventual aprovação...
Como imagina, sei do que falo, porque faço parte da Comissão que no PS tratou do nosso Projecto e farei parte da Comissão Parlamentar que o vai discutir.
Ou seja, o PS não permitirá qualquer alteração à Constituição que ponha em causa o estado social, o mesmo é dizer, entre outros, o ensino gratuito até ao 12º ano, o SNS, ou a segurança social...
Tenha a certeza..
Abraço,
OC

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Como acabo de dizer ao Ferreira, o PS procurou, apesar da inoportunidade desta revisão, fazer um Projecto minimalista que se limita a aperfeiçoamentos e a tentar reforçar a estabilidade política,governativa e orçamental com medidas simples e assertivas.
Optámos pelo bom senso e pela lucidez, como bem disse.
Abraço Amigo,

Ferreira, M.S. disse...

Caro Osvaldo,

Obrigado pela assertividade da sua resposta. Descanso em saber que haverá travão ao ímpeto desenfreado do PSD para conseguir subir à ribalta a qualquer o custo. Conto consigo!
Abraço

Ferreira

Carta a Garcia disse...

Caro Ferreira,
Obrigado pela confiança.
Abraço,
OC