quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Euro/crise: Governo português tem capacidade para enfrentar dívida pública e estimular crescimento - comissário europeu

Oslo, 23 dez (Lusa)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, defendeu hoje que a capacidade dos governos português e espanhol para enfrentarem os problemas da dívida e estimularem o crescimento “é muito melhor” do que os mercados estão a perceber.

O diário finlandês "Helsingin Sanomat" publica hoje uma entrevista de Olli Rehn em que este garante que a União Europeia tem os meios necessários para enfrentar a crise da dívida pública, a qual obrigou, até agora, ao resgate da Grécia e da Irlanda.

“Em face dos factos, a capacidade da Espanha e de Portugal responderem à dívida das contas públicas e estimularem o crescimento económico é muito melhor do que os mercados pensam atualmente", salientou.

Por outro lado, Olli Rehn considerou serem infundados os rumores sobre um debate quanto à possibilidade de uma dissolução do euro.

Há também quem refira alguns países estejam a pensar abandonar a moeda da zono do euro, mas isto não corresponde igualmente á verdade, sustentou o comissário dos Assuntos Económicos e Monetários da União Europeia.

“A especulação sobre uma possível rutura ao nível do euro não existe na tomada prática de decisões, nem no debate político”, sublinhou.

JS/Lusa

***Este texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico***

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Estou na onda do Comissário Europeu: vamos ser optimistas e acreditar num 2011 muito melhor...
Grande Abraço com Amizade.
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Sim, mas a Agência "Fitch", fingindo ignorar os recentes dados do INE voltou a baixar o "rating" de Portugal, numa atitude por demais incompreensível!
Abraço,