segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Maria Betânia declama "O Tejo é mais belo" e canta "Motriz"


Alberto Caeiro(heterónimo de Fernando Pessoa) é o autor de "O Tejo é mais belo".
Caetano Veloso é o autor de "Motriz".

1 comentário:

Manuel Macheco disse...

Sr. Osvaldo Castro:
O Tejo é mais belo que o rio que corre na minha aldeia. Até há anos era. Hoje para mim não é. O rio que corre na minha aldeia é belo e tem para nós, Freamundenses, um sabor especial. Foi “construído” por um punhado de homens e máquinas. É capaz de ficar admirado de eu dizer que foi construído por nós. Regra geral os rios constroem-se a si mesmo. É um galgar de águas. Com o da minha aldeia foi diferente. E temos como lema: Deus quer o homem sonha e a obra nasce.
Havia e há uns terrenos agrícolas com muita água e ali perto havia uma nascente com o nome de Jóia onde antigamente ia muita gente ali se abastecer com cântaros de água. Não tínhamos como hoje o abastecimento da rede de água à cidade.
A Câmara Municipal resolveu fazer ali uma via pública (estrada) para melhores vias de acesso e negociou com os donos do terreno a sua aquisição. Foi nessa altura que se aperceberam do quinhão que ali tinham.
Dizia os antigos que naqueles terrenos agrícolas nascia o rio Ferreira. Outros diziam que era em S. Pedro da Raimonda. O que é certo quando se fez as margens e uma lagoa a população de Ferreira, julgo que o rio tem esse nome derivado a passar na freguesia de Ferreira. Mas como ia dizendo a população de Ferreira insurgiu-se contra o rio e lagoa que construímos, dizendo que estávamos a tirar a água ao rio que por ali passa.
Coisa mais errada. Além de ali se criar um parque de lazer onde quem quiser pode desfrutar de uns dias bem passados com sombra, bom ambiente, frescura da água do rio, levar um farnel e ali lanchar ou almoçar. Além disso pode ir pescar, foi-se a uns rios e trouxe-se peixe com fartura, mas quem quiser pescar é pelo simples desporto. Estão ali avisos e os estatutos o determinam que o peixe pescado tem de ser devolvido ao rio. Mesmo assim não faltam ali pescadores.
Fez-se um aviário e criaram-se e criam-se patos, gansos e até um pavão. Há dias foi assaltado e dali roubaram patos e o pavão, mas quando a vontade é férrea não há ladrões que nos aflijam.
Por isso digo que o rio da minha aldeia não se chama Tejo mas para mim tem um significado maior. Não sei como se chama e não me interessa, dizemos o rio do parque de lazer, mas que é um valor acrescentado para nós lá isso é.

Cumprimentos