sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Neve: Guarda foi o distrito mais afetado, encerramento de vias e escolas afetou mais 8 distritos

Lisboa, 03 dez (Lusa)

"O distrito da Guarda foi o mais afetado, num total de nove distritos do norte e centro do país, pela queda de neve e formação de gelo, onde mais escolas e estradas encerraram por falta de segurança.
A queda de neve e formação de gelo durante a noite de quinta feira e madrugada de hoje afetaram nove distritos do norte e centro do país: Guarda, Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro. No entanto, o distrito da Guarda foi o mais afetado pelo mau tempo.
Neste distrito, pela manhã mais de uma dezena de estradas foram cortadas: dez nacionais e uma regional.
A dificuldade nos acessos levou ainda ao encerramento de todas as escolas em sete dos 14 concelhos da Guarda: Aguiar da Beira, Gouveia, Seia, Manteigas, Sabugal, Guarda e Trancoso.
Também no distrito de Bragança, a totalidade das escolas de quase metade dos concelhos encerraram hoje devido ao gelo que se formou durante a noite sobre a neve que caiu quinta feira na região.
Os alunos de cinco dos 12 concelhos do Nordeste Transmontano ficaram em casa esta manhã por falta de condições para os transportes escolares circularem principalmente nas estradas rurais: o mesmo motivo levou ao corte de quatro estradas nacionais.
Segue-se o distrito de Vila Real, que acordou com um total de 13 estradas (nacionais, municipais e regionais) encerradas ao trânsito por causa da formação de gelos. As principais estradas que atravessam o distrito, como o Itinerário Principal 4 (IP4) e as autoestradas A24 e A7, estiveram transitáveis durante o dia, embora com precauções por causa do gelo.
Os transportes escolares não se efetuaram em concelhos como Montalegre e zonas mais altas de Boticas e Ribeira de Pena.
Em Viseu estiveram intransitáveis seis vias nacionais e sete municipais, enquanto que no distrito de Braga encerraram quatro estradas nacionais e uma municipal.
Estão ainda cortadas duas estradas nacionais no distrito de Coimbra; duas municipais no distrito de Castelo Branco; uma estrada nacional no distrito do Porto (na zona do Marão) e uma estrada municipal no distrito de Aveiro (Arouca).
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Castelo e Portalegre são os distritos em que se verifica a persistência de temperaturas baixas, sobretudo ao nível das mínimas, razão pela qual o Instituto de Meteorologia (IM) ativou o aviso amarelo".

SYP/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

4 comentários:

Maria Estrela Melchior Dinis disse...

Caro Osvaldo
Defacto para além dos transtornos que a neve nos tráz, o certo é que recordo os meus tempos de criança e jovem.Na Covilhã era frequente estas situações, hoje não tanto porque neva menos. Mas a neve é maravilhosa, o ver nevar e toda a sua involvência, lembra sempre outros tempos.Sou Serrana,e tb já sou Vieirense.
Um abraço

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Independentemente dos transtornos que a neve possa causar esta é um fenómeno extraordinário e muito lúdico e a mim agrada-me sempre um tempo de lazer neste encanto que a neve proporciona.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Maria Estrela,

Obrigado pela estimada visita.Claro que não podes nem devesperder a tua raíz serrana, mesmo aí em frente ao mar revolto da Praia...
É um gosto encontrar-te aqui nesta caixa de comentários.
Abraço,
OC

Carta a Garcia disse...

Ana Brito,

Também eu gosto muito de ver ou estar na neve.Causa transtornos aos litorais, mas é de uma beleza surpreendente,