terça-feira, 6 de julho de 2010

150 anos do nascimento de Gustav Mahler


Celebram-se hoje, 7 de Julho, 150 anos do nascimento de Gustav Mahler. Nascido em Kalischt, na Boémia, em 1860, Mahler, além de exímio orquestrador, tornou-se conhecido como compositor pela criatividade que imprimiu às suas composições, consideradas "ponte" entre a música do século XIX e a que caracterizou o período moderno. Judeu, apesar de falecido na capital austríaca em 1911, Gustav Mahler foi autor de uma obra que seria censurada durante o regime nazi e cuja divulgação ficou a dever-se, em grande parte, a partir dos anos 60, a maestros como Karajan, Abbado e Bernstein. Para assinalar a data dos 150 anos do seu nascimento, escolhemos um excerto da sua 5ª Sinfonia, interpretada pela Orquestra Filarmónica de Viena, sob a direcção de Leonard Bernstein.

9 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Desejo-lhe a continuação de uma boa estadia e bom rumo nos trabalhos.
Associado a Mahler, não posso deixar de registar que Herbert von Karajan foi um maestro extraordinário que muito marcou a minha adolescência e juventude: não perdia um concerto regido por ele e transmitido na TV.
As obras de Mahler reflectem sofrimento, talvez marcadas pela infância infeliz e por ser discriminado enquanto judeu. Devido à política anti-semita, sob o regime nazi, as suas obras tiveram dificuldade em ser executadas, daí talvez, também, no conjunto de toda esta atribulação,o seu desejo de transformar os diversos sons em harmonia pura.
Para Malher (1907) "A sinfonia é como o mundo, deve abarcar tudo".
Singela homenagem...
Um Grande e Amigo Abraço
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Obrigado pelo S/Comentàrio.A musica de Mahler ,por si, diz tudo.
Abraco amigo,
OC

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Osvaldo,

Agradeço a excelente música de Gustav Mahler que aqui nos oferece. Desconhecia que se celebrou no passado dia 7 os 150 anos do seu nascimento. Tal como muitas imagens, também alguns sons produto da criatividade de génios da arte valem mais que mil palavras!

Saudações cordiais,
Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrao,

Tambem so por mero caso e que me apercebi dos 150 anos do nascimento do Gustav Mahler...e, claro, foi um pretexto para musica de qualidade. Mas eu nem sou especialista, apenas um curioso que gostava de ter estudado musica, mas e visivel que o meu Ilustre amigo e um verdadeiro conhecedor.
Obrigado,volte sempre,

OC

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Osvaldo Castro,

Sou apenas um melómano que gosto muito de música clássica desde a minha juventude e que gosto de me informar como o meu amigo Osvaldo sobre dados biográficos dos grandes compositores.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrao,

Desculpe nao estar completamente de acordo...Basta seguir o S/ blogue para se verificar que o meu Exmo Amigo e mais do que um melonamo...tem conhecimentos consolidados da historia da musica e da propria musica...Infelizmente nao e o meu caso.
Com cordialidade,

OC

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Osvaldo Castro,

Agradeço a gentileza da sua observação. Sou, sem dúvida, um bom ouvinte deste tipo de música e gosto de aprofundar os meus conhecimentos históricos numa perspectiva transversal a várias áreas, tal como F. Braudel nos ensinou.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrão,

Reitero tudo o que atrás já disse.O Meu Ilustríssimo Amigo é muito mais que um melómano.

Saudações cordiais.

OC

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Osvaldo de Castro,

Agradeço a gentileza da sua muito lisonjeira observação!

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão