terça-feira, 13 de julho de 2010

A zona fechada, ou dos altos muros na Faixa de Gaza


O Supremo Tribunal de Israel rejeitou no passado dia 8 de Julho a petição judicial interposta em nome de Fatma Shatif, uma Advogada especializada na defesa dos direitos fundamentais e direitos humanos. A petição requeria tão simplesmente que fossem levantadas as restrições até agora colocadas pelo Estado de Israel em matéria de liberdade de circulação e de passagem entre o território de Gaza e Israel e no sentido contrário, designadamente para os Palestinianos que pretendem obter graduações académicas em West Bank, instituto do ensino superior,bem como aqueles quu carecem de urgentes tratamentos médicos.
O vídeo que aqui se mostra foi produzido pela organização não governamental israelita, Gisha, fundada em 2005, e cujo objectivo é o de proteger e defender a liberdade de circulação e de movimento dos palestinianos, designadamente os que são residentes na faixa de Gaza.
A organização Gisha promove e defende os direitos de movimento e circulação, constituídos pelo direito internacional e vigentes na lei israelita, mesmo quando não aplicados.

9 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Caro Osvaldo,
Vou fazer link.
Obrigado.
Abraço amigo.

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Excelente vídeo...
Assim, torna-se mais difícil construir uma sociedade democrática palestiniana.
Shatif, que defende os direitos humanos e as mulheres contra a violência, não tem meios para permutar conhecimentos e competências fundamentais à auto-realização das pessoas, não obstante lute pelo desenvolvimento da sociedade civil em Gaza.
Enquanto "viajar livremente" não se tornar uma realidade, é difícil vislumbrar um melhor resultado no que toca à democracia e aos direitos humanos.
Um Abraço Amigo
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Paula,

Para mim é que é uma honra que acompanhe tão de perto "A Carta a Garcia"...quanto às referências, agradeço-as...
Abraço Amigo,

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Obrigado pelo S/ Comentário. De facto, a luta em Gaza continua muito difícil e complexa. Actos simples como os de ir estudar ou necessidades urgentes como as de assistência médica têm sempre uma "mão de stop" pela frente...Como bem assinala, assim é difícil construir uma socidade democrática e um convívio democrático entre israelitas e palestinianos.
Abraço Amigo,

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Creio que muita gente por aqui e por ali tem sérias dificuldades em perceber a situação da palestina e israel.
Este video que aqui publicaste pode ser um excelente meio para ajudar a perceber. Tão simples mas extremamente elucidativo, diria mesmo comovente.
Abraço

António Horta Pinto disse...

Caro Osvaldo
O vídeo é de facto muito interessante. Mas não esqueçamos que foi feito por uma organização
ISRAELITA de defesa dos palestinianos que funciona livremente em Israel e pode livremente fazer vídeos como esse. E que pelos vistos em Israel há advogados/as que podem fazer livremente petições a tribunais israelitas a defender posições contrárias às do Governo.
Será que nos países islâmicos pode haver organizações a defender o direito de Israel a simplesmente existir? E tribunais em que advogados possam fazer petições a defender esse direito? Infelizmente a resposta é obviamente negativa. Se fosse positiva, acho que o problema israelo-palestiniano já estaria resolvido há muito tempo!
Um abraço
Horta Pinto

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Folha Seca,
Espero que sim, espero que um video criativo ajude a explicar de forma exuberante o que Israel não pode e não deve fazer em matéria de direitos humanos...
Abraço,

Carta a Garcia disse...

Caro Horta Pinto,

Obrigado pelo Comentário...Lá terei de me louvar na tua tese para sublinhar que, por tudo o que dizes de Israel, mais razão eu tive em postar o video. Nesse caso, se o Estado de Israel for uma democracia consequente, deve permitir a liberdade de circulação e movimentação que, reiteradamente, vem negando desde os princípios de 2000, incumprindo leis próprias e tratados internacionais a que está vinculado.
Um Abraço, Volta sempre,

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Osvaldo de Castro,

O vídeo é bem elucidativo da problemática dos Palestinianos na Faixa de Gaza. Infelizmente a luta entre radicais Palestinianos e radicais Israelitas tem sido uma eternidade quase desde a fundação de Israel em 1948. O muro ( muro da vergonha ) não é certamente uma solução para esta luta, porque torna os ódios mais vivos e impede a liberdade dos Palestinianos que estão como que engaiolados como no vídeo nos aparece o pássaro. Todos os muros têm sido de má memória: os muros para cercar os bairros judeus construídos pelos nazis e o muro de Berlim que desintegrou a nação Alemã durante a guerra fria.

Saudações cordiais,
Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt