segunda-feira, 8 de março de 2010

Chimamanda Adichie, "O Perigo da História Única"



(para ver legendas em português,de Portugal, clicar por baixo do vídeo em view subtitles e procurar com o cursor)


Chimamanda Ngozi Adichie é uma romancista e novelista nigeriana.Inspirada na sua história de menina e mulher vivida na sua Nigéria, descreve de forma impressiva, nos 18 minutos que lhe concederam, na Conferência Anual da TED,em Oxford, no ano de 2009, o perigo da visão unilateral da história das pessoas,da cultura dos países ou de qualquer região.De modo sincopado e veemente,Chimamanda "conta a história de como descobriu a sua voz cultural e adverte que se ouvirmos apenas uma história única sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico"...
A alocução de Chimamanda é um rio imparável de palavras sentidas e dirigidas ao âmago dos seus ouvintes. São 18 minutos que se esvaiem como se fossem segundos de máxima atenção e concentração.
No dia 8 de Março de 2010,cem anos depois de se ter declarado na Dinamarca que este seria o Dia Internacional da Mulher, aqui ficam as palavras de uma mulher negra e africana que, de forma linear e incisiva, nos mostra tudo o que se deve fazer em nome do multiculturalismo e nos interpela sobre o papel das mulheres livres e iguais e sobre o perigo de lermos a vida pela história única que conhecemos dos outros.
A Conferência a que nos reportamos foi organizada pela TED, organização não governamental, sem fins lucrativos, dedicada à Divulgação de Ideias com Mérito e Valor.Constituíu-se em 1984 a partir de uma Conferência que juntou saberes de três áreas diferentes,Tecnologia, Espectáculo e Design,cujas iniciais viriam a dar nome à Organização TED.
A TED organiza, entre várias outras actividades com grande participação de voluntários,Conferências Anuais em Long Beach e Oxford onde se reúnem alguns dos mais fascinantes pensadores ou executantes que, em regra, são desafiados a prestar testemunho das suas vidas em 18 minutos. Foi o que aconteceu com Chimamanda, mas também com Al Gore,entre muitos outros.
Para conhecer melhor a TED clicar aqui.

Ao João Abel Freitas, do Puxa Palavra, os meus agradecimentos por ter publicado o link que me deu a conhecer a escritora Chimamanda Ngozi Adichie.

Osvaldo Castro

Sem comentários: