sábado, 20 de março de 2010

Gustavo Dudamel dirige a Orquestra Juvenil Teresa Carreño




Tal como prometido no post anterior, aqui fica a a Orquestra Juvenil Teresa Carreño, que integra os melhores músicos do ensino superior venezuelano e que está inserida no Projecto de desenvlvimento musical "El Sistema".
Em homenagem ao fundador e Maestro José António Abreu, na cerimónia do Prémio TED 2009, o jovem Maestro Gustavo Dudamel conduz a Orquestra na Sinfonia nº 10(2º movimento) de Shostakovich e Danzón 2, do mexicano, Arturo Marquez.Algo que vale a pena ouvir.

OC

4 comentários:

MFerrer disse...

Caro Osvaldo,
Felicito-o pela homenagem tão merecida .
Tive a feliz oportunidade de ver Gustavo Dudamel nos seus concertos do Coliseu e do CCB e a sua imensa magia consegue emocionar o mais duro dos ouvidos.
Tenho também a sorte de ser a minha mulher que aqui nos arredores de Lisboa organizou e pôs em funcionamento o ensino da música sob a batuta do Sistema da Venezuela, que já envolve mais de 250 jovens desde os 6 anos de idade, na maioria dos bairros mais pobres do país, e que já constituem uma das mais belas orquestras juvenis cá em Portugal. São mais de 150 crianças em palco e que já actuam na Gulbenkian...
Ao contrário do que as vestais choram , é possível fazer coisas positivas sem Portugal. A diferença está em quem faz, e os que apenas criticam, sentados em cima de resmas de sabedoria e respectiva soberba!
Cumprimentos

Filipe Gomes disse...

Dr. Osvaldo,

antes de mais, e mesmo correndo o risco de que tal soe a uma mera troca de galhardetes, quero agradeço-lhe as visitas e as palavras que deixou no Venham Mais Cinco.

Mas hoje queria saudá-lo por duas razões. A primeira é por este seu gosto pela música, percebendo dos seus posts que a entende muito para além do seu carácter lúdico, projectando-a como um indispensável veículo de cultura e de aproximação entre os homems. Este é também para mim o seu papel fundamental.
A segunda razão tem a ver com o dia de ontem (Dia do Pai). Quero saudá-lo não pela causa mas pela consequência.( Talvez essa até seja a melhor maneira de relevar a causa...). Confesso que ter o privilégio de ter a Catarina como nossa amiga (e comadre), uma pessoa de inegáveis qualidades humanas e intelectuais, resulta também e necessariamente do desempenho dos primeiros responsáveis pela sua educação e formação. E é por isso, como pai, que também o saúdo.

Carta a Garcia disse...

Caro MFerrer,
Obrigado pelas S/ palavras.
Permita-me que atrvés de si felicite o excelente trabalho que a S/ esposa tem vindo a fazer com a música também com as crianças dos bairros pobres da Área de Lisboa.
Por sinal,hoje a 2ª página do Expresso(juro que o Balsemão não me informa dos conteúdos editoriais que vai publicar...!!!) faz uma boa referência ao Projecto da Orquestra Geração e à sua conexão com El Sistema. Confesso que não sei se é esse Projecto que a S/ esposa dirige, mas o importante é saber que há pessoas capazes de trabalhar por projectos reais com intervenção cultural e através dela com reflexo social.
Parabéns Caro Amigo e parabéns a S/ esposa.
Abraço.
Osvaldo Castro

Carta a Garcia disse...

Caro Filipe Gomes,

Obrigado pelas S/ palavras e pela S/ gentileza...eu apenas gosto de música, o meu Amigo é que é músico!
Quanto ao demais, agradeço e fico muito sensibilizado pelas palavras que me dirigiu a propósito do Dia do Pai. Sim, tive sorte com a Catarina e também com o Tiago que vai ser um bom Advogado.
Não sei se a S/ comadre, com as novas funções que desempenha vai ter tempo de ler este Comentário, mas dar-lhe-ei conta dele. Ficará muito honrada, seguramente, com as S/ palavras.
Um abraço Amigo e peço-lhe que continue com o seu blogue. Você, além de escrever muito bem é um jovem com ideias.
Osvaldo Castro