segunda-feira, 29 de março de 2010

O sobressalto cívico em Cuba, ou à conversa com o Paulo Pedroso,sentados, claro, no Banco Corrido

Pois é,Caro Paulo Pedroso, as "Damas de Branco" lutam em Cuba desde Abril de 2003,defendem os seus familiares, amigos, namorados ou filhos, das garras do autoritarismo do regime, e, no entanto, parece que, só agora, alcançam para a sua luta a notoriedade mundial.
Há quanto tempo Yoani Sánchez está cega em matéria de internet ao ponto de pedir no Generacion Y que a informem da manifestação de Los Angeles? Mas continua a lutar...e é ela, se bem leste o artigo que linkei no post de Milanés que bem entende e aceita que certas figuras que estiveram com o regime comecem agora a dar guarida e a amplificar a nível mundial a luta pelas liberdades em Cuba.
Meu Caro, no ultimo fim de semana, as Marchas de costa a costa inundaram os USA, mas também Madrid, Barcelona e, claro, a marginal de Havana foi o local de desfile, vigiado e provocado, para as Damas de Branco.
Andi Garcia um renomado actor cubano-americano liderou a Marcha de Los Angeles( a tal que vem publicada nos jornais americanos e europeus e pela qual pergunta a blogger Yoani Sánchez) e falou aos manifestantes, que eram milhares.

E como a luta urge porque há gente que já morreu ou que está às portas da morte temos de ajudar a alargar o mais possível a voz dos cubanos. E se alguns deles, como é o caso de Sílvio Rodriguez,insuspeito de anti-castrismo, vem agora dar a mão e a voz ao lado dos que lutam por uma Cuba livre, eu acho que isso é muito importante. É sinal de que o sobressalto pode encher as ruas de Cuba e contar com a solidariedade dos emigrantes cubanos, notáveis ou não, e com a simpatia activa dos militantes dos direitos humanos em todo o mundo e dos direitos de cidadania, também em Cuba. Sim que o sobressalto físico alastre e se transforme na radiosa democracia...
É por isso, e por saber que tu já viste isto em qualquer lado, e não falo só de Portugal, mas também no centro da europa, que tão bem conheces, que me levanto do teu estimável banco corrido para ouvirmos o
Sílvio Rodriguez a cantar com o Pablo Milanés.


Osvaldo Castro

4 comentários:

aminhapele disse...

No fundamental estou de acordo.
Parece-me que,agora(neste momento) é mais necessária uma grande "pressão" sobre Obama(quem a pode fazer,claro) para acabar com o "embargo".
Para uma Cuba Livre será um passo fundamental.Talvez que a geração Y nem goste disso...
A pressão política contra o bloqueio,nas instituições internacionais,acho que é imperiosa.
Talvez surja a democracia,sem que percamos o sonho daquela revolução.
É a minha opinião.

Carta a Garcia disse...

Caro "aminhapele",

E sim, é uma opinião respeitável e assisada.Claro que entendo que os dirigentes de Cuba falharam, há muitos anos, por terem deixado fugir por entre os dedos a superioridade moral que lhes teria permitido enfrentar e vencer o embargo.
Agora, creio, já não vão lá...Serão as "Damas de Branco", a Generacion Y e os democratas, que amam mais a liberdade que o sonho que tiveram de uma outra Cuba, a ter de construir e abrir as novas avenidas da liberdade.E assim vencerão o embargo!
Cumprimentos,volte sempre
OC

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Desculpa ser chato, mas não posso deixar de te dar os "parabens" (parece-me que não é a palavra correcta) pelo esforço que tens feito nos ultimos dias para denunciar o que se está a passar em Cuba. é evidente que isso faz parte de ti, porque toda a vida lutaste contra as tiranias.
Abraço

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Folha Seca,

Muito obrigado pelas tuas palavras.
Tal como tu, procuro bater-me contra a falta de liberdades e, como digo acima na resposta a outro comentador, só lamento que Cuba não tenha encontrado em si, em dezenas de anos, forças democráticas suficientes e superioridade moral para poder estar em melhor posição para obrigar a pôr termo ao embargo.
Assim, os dirigentes de Cuba, alguns míticos,serão empurrados para a parte de trás da pequena história.
Abraço.Volta sempre.
Osvaldo Castro