segunda-feira, 19 de abril de 2010

Músicas de Abril (5) "Pedra Filosofal", Manuel Freire

5 comentários:

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Quando em 1969 o Manuel Freire cantou a Pedra Filosofal naquele excelente programa com o nome de ZIP ZIP, dirigido pelos grandes profissionais de televisão, Carlos Cruz, Raul Solnado e Fialho Gouveia (infelizmente os 2 ultimos já não estão connosco) eu era uma criança de 14 anos mas que a vida tornou homem prematuramente. Talvez por isso a Pedra Filosofal rápidamente se tornou um hino para a minha geração onde já se ousava sonhar. Lembro-me de muitos de nós a cantarmos enquanto enfrentávamos as fornalhas que nos queimava as mãos calejadas.
Hoje continuo a ser daqueles que ousa sonhar por um mundo melhor, mais justo e fraterno, embora os tempos que correm nos crie alguma desilusão, mas ao revivermos estas canções e fixarmo-nos no seu conteudo, sentimos que tudo o que fizemos valeu a pena e vale a pena continuar a sonhar.

Ana Brito disse...

Caro Osvaldo
Freud assinalou que o sonho desperto é a fonte do dom poético...
António Gedeão/Rómulo de Carvalho...um homem extraordinariamente sensível, poeta ainda mais sensível que a própria beleza das suas palavras...
"Pedra Filosofal" - bandeira de luta e crítica com toda a sua simbologia a significar que o sonho acordado comandou a vida de todos quantos se encontravam ávidos de Liberdade num país dominado pela mordaça e pela guerra colonial.
Para o Manuel Freire, um abraço amigo.
Para o Meu Amigo, aquele Abraço de sempre.
Ana Brito

Rogério G.V. Pereira disse...

É mais do que uma música. É uma bandeira...
Abraço

Maria Estrela Melchior Dinis disse...

Caro Osvaldo
Manuel Freire e a sua pedra filosofal que bom! é mais um dos que nunca serão esquecidos.
Obrigado a ti que nos vais diliciando com estas músicas.
Um abraço

Carta a Garcia disse...

Caros Folha Seca,Maria Estrela, Ana Brito e Rogério Pereira,

Permitam-me ser sintéctico. Os 3 primeiros, ou são da Vieira ou trabalham lá. Pois, lá onde o Manuel Freire viveu e trabalhou tantos anos. Ele é também vosso e nosso, dos portugueses, como eu e o Rogério que consideramos que mais do que uma música, é uma bandeira.
Obrigado a todos.
Abraço Amigo a tod@s.