terça-feira, 19 de abril de 2011

Eleições: Debates televisivos decorrem de 06 a 20 de maio na três televisões generalistas



Lisboa, 18 abr (Lusa)

Os debates televisivos da pré-campanha para as eleições legislativas de 2011 vão decorrer entre 06 e 20 de maio nas três televisões generalistas portuguesas.

Segundo um acordo firmado entre as estações de televisão e os partidos políticos, a que a Lusa teve acesso, o formato dos debates será semelhante ao das legislativas de 2009, com os debates a decorrerem em modelo de frente-a-frente, ou seja, com apenas dois candidatos.

Ao todo serão dez debates que arrancam a 06 de maio na RTP com o ‘confronto’ entre o líder do CDS-PP, Paulo Portas, e o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, terminando na mesma estação com o frente-a-frente entre José Sócrates e Passos Coelho, dia 20.

O segundo debate será na TVI entre o líder socialista José Sócrates e o líder do CDS-PP Paulo Portas. O líder do PSD terá o seu primeiro debate da pré-campanha a 10 de maio ao confrontar-se com o líder comunista Jerónimo de Sousa na estação televisiva TVI, seguindo-se a 11 de maio outro debate entre José Sócrates e Francisco Louçã na SIC.

A 12 de maio tem lugar o frente-a-frente entre Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa, na RTP, seguindo-se dia 13 de maio o debate entre Passos Coelho e Paulo Portas na SIC e a 16 de maio, também nos ecrãs na SIC, debaterão José Sócrates e Jerónimo de Sousa.

A TVI volta a receber um debate de campanha a 17 de maio entre Passos Coelho e o líder do Bloco de Esquerda enquanto a 19 de maio Paulo Portas e Louçã debatem na SIC. Os debates terão duração de 45 minutos, à exceção do último, entre os líderes dos dois maiores partidos [PS e PSD), que será de 60 minutos.

No final do debate, é dada a possibilidade a cada candidato de fazer uma intervenção de fecho, no máximo de um minuto de duração, sendo apresentada pela mesma ordem do início do programa.

GC/Lusa

Sem comentários: