sexta-feira, 1 de abril de 2011

Universidade de Coimbra a primeira do país a emitir certificados de habilitações eletrónicos

Coimbra, 01 abr (Lusa)
A Universidade de Coimbra passa a emitir a partir de hoje os seus certificados de habilitações através da Internet, em português e inglês, uma medida que visa melhorar o serviço prestado aos estudantes.

O reitor João Gabriel Silva adiantou à agência Lusa que a Universidade de Coimbra se torna a primeira universidade portuguesa a adotar este procedimento e que pelo menos durante três meses a emissão desses certificados eletrónicos será gratuita. Normalmente, sempre que alguém necessita de obter o seu certificado de habilitações, tem de se deslocar à respetiva universidade para o requerer, pagar uma taxa de emissão do documento e uns dias mais tarde terá de passar novamente para o levantar.

Para assinalar a emissão do “certificado permanente de habilitações no ensino superior”, deslocou-se hoje à Universidade de Coimbra a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, também ela professora da instituição, na Faculdade de Economia.


João Gabriel Silva revelou à Lusa que não só estará disponível em português e inglês o certificado de habilitações, de licenciatura, mestrado e doutoramento, como também o suplemento ao diploma, que descreve o curso e o sistema de ensino em Portugal. Numa primeira fase estarão disponíveis os certificados de habilitações da Faculdade de Ciências do Desporto, mas até ao final do primeiro semestre ficarão acessíveis os das restantes sete faculdades.

Um aluno ou antigo aluno que pretenda um certificado, solicita-o à universidade e esta faculta-lhe um código de acesso para poder aceder ao documento no Portal da Universidade de Coimbra. Sempre que seja necessário comprovar as habilitações universitárias, perante qualquer entidade pública ou privada, bastará que o interessado entregue o código de acesso ao seu certificado de habilitações, o que dispensa a entrega do mesmo em formato de papel.

Com esta medida estimam-se poupanças relevantes, para os serviços, que deixam de emitir cerca de 3.000 certificados por ano, e para os estudantes, que além das deslocações aos serviços académicos deixam de ter de fazer e pagar cópias autenticadas, refere uma nota da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa.

“Esta é uma medida do Programa Simplex 2010 - assumida em compromisso por outras universidades em todo o País, como as do Porto, Aveiro e Lisboa”, acrescenta a mesma nota. FF/Lusa

Sem comentários: