terça-feira, 12 de abril de 2011

PEC: Assis acusa Passos Coelho de omitir até segunda-feira encontro com José Sócrates

Lisboa, 12 abr (Lusa)

O líder parlamentar do PS vincou hoje que o PEC IV foi apresentado pelo primeiro-ministro de forma “detalhada” ao presidente do PSD, acusando Pedro Passos Coelho de omitir até segunda-feira um dado “absolutamente fundamental”.


Numa conferência de imprensa na sede do PS, em Lisboa, Assis sublinhou que “durante semanas” o PSD passou a ideia de que o assunto foi tratado através de “um mero e simples telefonema” e que o principal partido da oposição não tinha sido “respeitado”, quando José Sócrates “apresentou longa e detalhadamente” o documento.


“Houve da parte do primeiro-ministro ainda antes da apresentação do PEC a preocupação de o discutir e apresentar ao líder do maior partido da oposição. Essa apresentação tinha um objetivo: envolver seriamente a PSD neste processo”, afirmou Francisco Assis.


Na segunda-feira à noite, Pedro Passos Coelho revelou que na véspera do PEC ser apresentado em Bruxelas recebeu um telefonema do primeiro-ministro, José Sócrates, e em seguida deslocou-se pessoalmente a São Bento para ser informado sobre medidas que, disse, constituíam um facto consumado. Francisco Assis defendeu que mesmo que o líder do PSD tivesse entendido que o PEC era um documento “fechado” durante esse encontro, no dia seguinte teve a informação de aquele “era um documento aberto”.


“Não é verdade que o líder do PSD tenha sido desrespeitado. Não é verdade que o líder do PSD não tenha sido informado. Não é verdade que o primeiro-ministro não tenha procurado valorizar o contributo do PSD neste processo”, frisou.


Para Francisco Assis, este dado vem pôr em causa o argumento “fundamental” que o PSD apresentou para não entrar na discussão e apresentar propostas sobre o PEC, acusando os sociais-democratas de “deliberadamente” quererem provocar uma crise política, com receio de uma “crise interna” no partido.

A razão pela qual o PSD abriu esta crise política, e agora verificamos que o PSD omitiu um dado absolutamente fundamental é muito clara: o líder do PSD teve receio da crise interna e provocou uma crise geral no país”, argumentou, acusando o PSD de ter estado sempre neste processo “com enorme reserva mental”.


Para o líder parlamentar dos socialistas, são "as próprias palavras" de Passos Coelho que vêm agora desmentir que José Sócrates "desvalorizou" ou "ignorou" o PSD.

MLS/(IEL)/Lusa

2 comentários:

Farense disse...

Apanha-se mais depressa um "coelho" que um coxo! É um garoto a brincar com coisas sérias. Em nome da defesa do seu lugar no partido, abriu uma crise de consequencias gravíssimas no País, rejeitando o PEC. Usou como argumentos, é ele a reconhecê-lo agora, a mentira.Qual a sua credibilidade? No PPD aumentam as recusas a convites feito por PPC para integrar as listas de deputados. Já vão três ex- presidentes. Mas...dirá Passos Coelho- garantimos a adesão de um "figurão" que se apresentava com um nobre passado.Para oportunismo, falta de principios e da palavra dada, n está nada mal. Estão bem um para o outro.

MFerrer disse...

Estou muito longe, e sigo com particular preocupaçao este jogo viciado a que, nesta América do Sul, se chama de ganância anti-democrática...
Estes tristíssimos episódios a que nos submete este PSD da irresponbilidade e do aventureirismo, podem muito bem descambar em coisa pior, em homens providenciais e na perda da nossa liberdade, que, de um mínimo de vergonha e de cultura democrática estamos a ficar fartos, nao é, Caro Osvaldo?
Acho que temos que cerrar fileiras e que denunciar estes podres!
Melhores cumprimentos!