terça-feira, 26 de abril de 2011

Eleições: Silva Pereira "não compreendeu" reação de Passos Coelho aos discursos do 25 de Abril


Vila Real, 26 abr (Lusa)

O dirigente socialista Pedro Silva Pereira, afirmou hoje não ter compreendido a reação de Pedro Passos Coelho aos discursos do 25 de Abril e salientou que o líder do PSD está “desfasado da realidade” em relação às contas públicas portuguesas.Após a cerimónia no Palácio de Belém, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, considerou que a ideia de "fabricar em Portugal uma espécie de União Nacional é uma perversão", mais ainda quando invocada no 25 de Abril.

“Não compreendi a reação do doutor Pedro Passos Coelho aos discursos do 25 de Abril. Creio que ele não percebeu aquilo que ali foi dito. Ninguém falou numa União Nacional à maneira do antigo regime”, afirmou hoje, em Vila Real, Silva Pereira.

Do que se falou, acrescentou o ainda ministro da Presidência, “foi da necessidade de haver espaço para o diálogo e para o compromisso por isso é importante para o país enfrentar as dificuldades”.

“Se o PSD prestar melhor atenção àquilo que foi dito pelo atual e anteriores presidentes da República compreenderá que o está em causa não é nenhuma União Nacional à moda de antigamente. O que está em causa é encontrarmos as convergências que permitam ao país com estabilidade enfrentar os seus problemas e os seus desafios”, sustentou.

Para o socialista, “a atitude que o PSD teve recentemente de rejeição do PEC rejeitando qualquer negociação e declarando-se irredutível, faz parte de um modo de resolver os problemas nacionais que é muito desajustado do tempo presente”.

Pela terceira vez, Pedro Silva Pereira encabeça a lista do PS às legislativas pelo distrito de Vila Real, onde vai ter como principal adversário Pedro Passos Coelho.

Após a entrega da lista da capital de distrito, o socialista aproveitou para criticar o líder social-democrata considerando que este “está um pouco desfasado da realidade”.

Na segunda-feira, Passos Coelho acusou o Governo de “adiar os verdadeiros números das contas públicas”.

“Hoje mesmo o Eurostat validou as contas públicas portugueses. Isso quer dizer que as contas públicas portuguesas não têm nem esqueletos no armário, nem são gato escondido com rabo de fora”, afirmou Silva Pereira.

O Eurostat validou hoje o défice orçamental português de 2010 transmitido pelo INE fixando-o em 9,1 por cento do PIB, assim como a dívida pública em 93,0 por cento.

“Nós temos um sistema que é transparente e rigoroso e independente, através do INE, de reporte das nossas contas públicas e isso é validado pelas instituições internacionais”, acrescentou.

O socialista diz que é “negativo” para aquilo que o país precisa que “o único discurso e o único contributo do PSD, nesta fase de uma negociação internacional tão importante, seja alimentar permanentemente dúvidas que abalam a confiança na economia portuguesa e na capacidade de o país revolver os seus problemas”.


PLI(FPB/IEL)/Lusa

Sem comentários: