sexta-feira, 15 de abril de 2011

Execução orçamental: PS destaca "resultados importantes e positivos" na redução do défice

Lisboa, 15 abr (Lusa)

O porta-voz do PS, Fernando Medina, considerou hoje “particularmente importantes e positivos” os números da execução orçamental relativos ao primeiro trimestre do ano, destacando a “forte redução do défice orçamental” do setor Estado.

Em declarações aos jornalistas na sede do PS, Lisboa, Fernando Medina destacou em primeiro lugar “uma forte redução do défice orçamental do setor Estado, menos 60 por cento face ao período homólogo”. O dirigente socialista e secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento afirmou que os números hoje conhecidos superam “as expetativas iniciais que o Governo tinha”.

“São resultados particularmente importante e positivos que reforçam a convicção de sermos capazes de atingir os objetivos para este ano em matéria de consolidação orçamental”, afirmou.

Sobre a despesa, Fernando Medina disse que houve uma “redução de cerca de quatro por cento na despesa corrente, uma redução superior a oito por cento na despesa com pessoal” e uma “melhoria significativa da receita fiscal quer por via dos impostos diretos quer indiretos”.

De acordo com fonte do Governo, a execução orçamental do primeiro trimestre, que será divulgada no dia 20, apresenta uma melhoria de cerca de 1.750 milhões de euros nas contas da administração central e segurança social quando comparado com o mesmo período de 2010.

Este resultado da administração central - que integra o Estado, serviços e fundos autónomos - e segurança social é fruto de um `superavit´ de 432 milhões de euros na execução orçamental até março quando, no mesmo período do ano passado, se registou um défice de 1.311 milhões de euros, de acordo com a mesma fonte.

SF(AJG)/Lusa

Sem comentários: