Caro Osvaldo Tendo desempenhado um papel capital no combate à opressão, através do canto e da poesia, Zeca cultivou vários géneros poéticos musicados, desde o fado à canção popular transformando a letra e a música em mensagens mágicas de melodia e sonho. Bem haja pela sua lembrança de hoje... Um dia disse: «Semeio palavras na música. Não tenho pretensões de dar a estas minhas deambulações pela música popular qualquer outro rótulo. Faço apenas canções. A canção insere-se sempre dentro de um processo. A sua eficácia depende do processo em que se insere. A sua importância depende da vastidão desse processo.» Canções de Abril, um Homem de Sempre! Abraço Amigo Ana Brito
Obrigado pelas S/ palavras. Sim o Zeca foi um "homem de combate" nas músicas e nas letras, mas também um autor de grande qualidade estética. É bom ver que cantores jovens pegam nas suas músicas e as trabalham numa linha de um tempo novo. É sinal que as músicas do Zeca vão perdurar pelos tempos. Abraço Amigo.
Na guerra entre os EUA e a Espanha, a propósito da despótica colonização espanhola de Cuba, ocorreu o episódio que deu origem à frase “Levar a carta a Garcia”, divulgada por Elbert Hulbard em 1899. O presidente americano, Mackinley, precisou de contactar com um dos chefes da guerrilha cubana, o general Garcia. Chamou um tal Soldado Rowan e passou-lhe uma carta para ser entregue, em Cuba, ao comandante rebelde. Pelo que se conta, Rowan, sem nada perguntar, meteu a missiva numa bolsa impermeável e partiu para Cuba. Percorreu montes e vales, selvas e praias, mas, quatro dias depois, entregou a carta a Garcia e regressou aos EUA para dar conta do cumprimento da missão ao seu presidente. É este o sentido da expressão que dá título a este blogue: “Cumprir eficazmente uma missão, por mais difícil ou impossível que possa parecer”. (in Ciberdúvidas)
2 comentários:
Caro Osvaldo
Tendo desempenhado um papel capital no combate à opressão, através do canto e da poesia, Zeca cultivou vários géneros poéticos musicados, desde o fado à canção popular transformando a letra e a música em mensagens mágicas de melodia e sonho. Bem haja pela sua lembrança de hoje...
Um dia disse: «Semeio palavras na música. Não tenho pretensões de dar a estas minhas deambulações pela música popular qualquer outro rótulo. Faço apenas canções. A canção insere-se sempre dentro de um processo. A sua eficácia depende do processo em que se insere. A sua importância depende da vastidão desse processo.»
Canções de Abril, um Homem de Sempre!
Abraço Amigo
Ana Brito
Cara Ana Brito,
Obrigado pelas S/ palavras.
Sim o Zeca foi um "homem de combate" nas músicas e nas letras, mas também um autor de grande qualidade estética.
É bom ver que cantores jovens pegam nas suas músicas e as trabalham numa linha de um tempo novo. É sinal que as músicas do Zeca vão perdurar pelos tempos.
Abraço Amigo.
Enviar um comentário