terça-feira, 8 de novembro de 2011

Silvio Berlusconi:"Só vejo a possibilidade de eleições antecipadas"

08-11-2012-Dn.pt
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, defendeu hoje que a saída para a actual situação no país é a realização de eleições antecipadas, mas isso será "o chefe de Estado a decidir".

Segundo um despacho da agência Efe, Berlusconi falava à televisão Tg5, no final do seu encontro com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, a quem anunciou que se demitirá após a aprovação no Parlamento das medidas orçamentais e das reformas económicas exigidas pela União Europeia para evitar o contágio da crise do euro.

"É necessário erguer o país, é necessário dar uma resposta à Europa e aos mercados", disse o primeiro-ministro, adiantando que a saída que vê é a realização de eleições antecipadas, e não a constituição de um governo de tecnocratas ou formado pelos actuais grupos da oposição.

"Depois de mim, só vejo a possibilidade de eleições", garantiu, esclarecendo que após a aprovação da Lei de Estabilidade (na próxima semana) apresentará a sua demissão para que o chefe de Estado possa iniciar consultas e decidir sobre o futuro.

"Não me compete a mim decidir, mas só vejo a possibilidade de eleições antecipadas porque neste momento o Parlamento está paralisado", referiu.

Berlusconi reconheceu que o governo já não tem maioria absoluta pelo que importa encarar essa situação com realismo: "Temos de nos preocupar com o que acontece nos mercados financeiros, que não acreditam que Itália seja capaz de aprovar as medidas que a União Europeia nos pediu. É esta a primeira coisa com que temos de nos preocupar. Temos de demonstrar aos mercados que (...) a coisa mais importante é o bem do país", explicitou.

Sem comentários: