sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cairo festeja queda de Hosni Mubarak



Revolta social no Egipto
Cairo festeja queda de Hosni Mubarak
por LUÍS NAVES
in Diário de Notícias On-Line, www.dn.pt

Fotografia © Dylan Martinez - Reuters



Hosni Mubarak abandonou a presidência egípcia, após 31 anos no poder. A sua saída foi confirmada pelo vice-presidente Omar Suleiman, cujo abandono é também reclamado pelos manifestantes. Ao ouvirem o anúncio da queda do regime, centenas de milhares de pessoas festejaram ruidosamente no Cairo, agitando bandeiras egípcias e dançando nas ruas.

Mubarak queria garantir uma saída honrosa e falou ontem ao povo. Mas a sua recusa em abandonar o poder enraiveceu os egípcios, fazendo aumentar os protestos. O destino do líder egípcio já parecia traçado ontem, sendo claro que a Casa Branca e os militares queriam a sua saída, a única forma de iniciar a transição política.

O Alto Conselho Militar que agora está no poder é chefiado pelo ministro da defesa egípcio Mohamed Hussein Tantawi, militar desde 1956.

Os manifestantes exigem também a saída do vice-presidente Omar Suleiman, que antes dos protestos era o chefe dos serviços secretos.

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
É pena que os ditadores nunca se apercebam a tempo que têm os dias contados e que a liberdade é um direito de todos os povos.
Viva a revolução no Egipto, viva a liberdade e que o Alto Conselho Militar saiba conduzir o país no sentido de criar as condições para a instauração de eleições e da democracia...
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Tanto tempo de atraso...é a vida,mas peço-lhe desculpa!O Médio Oriente parece estar a fazer o seu caminho.Podem surgir ainda surpresas desagradáveis, mas tudo indica que o fundamentalismo está longe de vencer os anseios democráticos de milhões de muçulmanos...
Abraço Amigo,