domingo, 6 de fevereiro de 2011

"Menina dos Olhos Tristes",Adriano.... Porque a Guerra Colonial começou há 50 anos!


Poema de Reinaldo Ferreira,Música de Zeca Afonso,aqui cantada por Adriano Correia de Oliveira.
Tratava-se de um Hino de Revolta que se cantava, antes do 25 de Abril, em coro, em manifestações,nas Universidades, nos Quartéis...sempre que se podia...como desafio aos sicários do fascismo e como alerta ao povo português, cujos filhos estavam a ser sacrificados numa guerra injusta e de opressão.

3 comentários:

folha seca disse...

Caro Osvaldo
Como podiamos esquecer o Adriano nesta data. Acredita que me deixaste extremamente sensibilizado por este gesto tão smples mas tão simbólico.
Vou publicar no "folha seca" esta pérola.
Abraço

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Excelente...
É uma melodia muito sentimental, ilustrativa do choro dos mortos regressados das frentes de combate em Angola, Guiné e Moçambique durante a Guerra Colonial (1961-1974). Esta composição concebida por Zeca Afonso teve por motivo nuclear a contestação à Guerra Colonial iniciada em 1961. Daí o enorme sucesso colhido nas hostes anti-regime, seja na gravação de Adriano em 1964, seja no registo de Zeca em 1969.
Bem-haja, Meu Amigo, pela lembrança...
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Caros Ana Brito e Folha Seca,

Grato pela V/ gentileza.
De facto esta é uma canção que cantei inúmeras vezes em coro com soldados, estudantes e operários...É um Hino do Zeca a que Adriano também deu a força e a beleza da sua voz...
Um abraço, Bons Amigos,
OC