quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Juros/Dívida: Sucesso do leilão é "sinal positivo para o país", diz Ministro da Economia

Lisboa, 03 fev (Lusa)

O ministro da Economia, Vieira da Silva, considerou hoje que o leilão da dívida pública portuguesa realizado ontem foi um sucesso e “é um sinal positivo para o país”, que demonstra a determinação do Governo em obter resultados.

Portugal colocou quarta-feira 1.255 milhões de euros num leilão de duas linhas de Bilhetes do Tesouro, pagando juros mais baixos nas duas maturidades, a seis e doze meses, com a procura mais forte no prazo mais curto e com uma forte procura externa.

“Nos últimos tempos temos assistido com muita intensidade a muitos responsáveis de setores chave da nossa economia, como o setor financeiro, a valorizarem aquilo que é o esforço que Portugal está a fazer para resolver os problemas do financiamento externo da nossa economia”, disse Viera da Silva esta manhã após um pequeno almoço com jornalistas, no Ministério da Economia.

Segundo o governante, o sucesso de mais um leilão – o terceiro de Bilhetes do Tesouro desde o início do ano - “é um sinal positivo para o país”, cujos dados “vêm reforçar a ideia de que Portugal pode resolver os seus problemas”.

Destacando que “tem sido um caminho claramente de afirmação da determinação do Governo, não apenas em palavras, mas concretizado em resultados”, o ministro reiterou que “com estes resultados Portugal está a reduzir riscos, a melhorar o financiamento das empresas e das famílias”.

De acordo com os dados do Instituto da Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), disponibilizados pela Bloomberg, Portugal colocou 800 milhões de euros na linha de BT com maturidade a doze meses, com uma taxa de juro média de 3.710 por cento, e com a procura a ser 2,6 vezes a oferta.

No caso da linha de BT a seis meses, foram colocados 455 milhões de euros, com uma taxa de juro média de 2,984 por cento, e com a procura a ser mais forte, fixando-se em 4,8 vezes a oferta.

SMS/(NM) /Lusa

Sem comentários: