quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Após encontro com Obama,Cavaco Silva diz que euro vai sobreviver

por:dn.pt- Lusa,10/11/2011
O Presidente da República considerou na quarta-feira que "o euro vai sobreviver" e voltou a afirmar que o sistema de supervisão europeia falhou e que é errado culpar apenas os países com dificuldades financeiras pela situação.

"O euro vai sobreviver, vamos estar de boa saúde no futuro", afirmou o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, que falava aos jornalistas nos jardins da Casa Branca, em Washington, depois de um encontro de cerca de meia hora com o Presidente Barack Obama.

Em resposta a uma pergunta de um jornalista norte-americano, Cavaco Silva reiterou uma ideia que tem vindo a defender, considerando que os problemas que a União Europeia está a atravessar estão relacionados com "uma falha de supervisão no sistema de supervisão das instituições europeias", nomeadamente a Comissão e o Conselho de Ministros.

Pois, notou, durante muitos anos estas instituições não fizeram o seu trabalho e deixaram a situação continuar.

"É errado culpar apenas os países com dificuldades financeiras", enfatizou, renovando uma ideia que já tinha deixado há cerca de um mês, durante uma conferência que proferiu no Instituto Universitário de Florença.

O Presidente da República garantiu também ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que Portugal cumprirá as metas com que se comprometeu no programa de assistência financeira.

"Garanti ao Presidente Obama que Portugal cumprirá as metas com que se comprometeu", afirmou, explicando que Obama "expressou o apoio da Administração americana à execução do programa de assistência financeira que Portugal neste momento tem em prática".

Além disso, frisou, Barack Obama reconheceu "a seriedade e responsabilidade dos portugueses em geral nesta matéria".

Cavaco Silva adiantou ainda que durante o encontro informou Barack Obama sobre a avaliação positiva que a 'troika' fez no primeiro exame à execução do programa de assistência financeira.

O Presidente da República disse também estar seguro de que a Itália ultrapassará os seus problemas, manifestando a convicção de que aquele país dará o seu contributo para uma União Europeia mais forte.

"Estou seguro de que Itália ultrapassará os seus problemas. Devemos aguardar pelos desenvolvimentos que vão ocorrer e que foram anunciados", afirmou o chefe de Estado português.

Notando que "a Itália é a sétima ou oitava economia do mundo e a terceira economia da União Europeia", Cavaco Silva disse estar convencido que aquele país dará "o seu contributo para uma União Europeia mais forte e uma Zona Euro de estabilidade económica e financeira".

Escusando-se a fazer mais comentários públicos sobre a vida política italiana, o Presidente da República fez, contudo, questão de deixar uma palavra de elogio ao seu homólogo italiano, que hoje explicou em comunicado a situação politica do país.

"É um homem de grande sabedoria", sustentou.

Sem comentários: