quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Euro/Crise: Bruxelas congela próxima tranche à Grécia até ao referendo no país

Bruxelas, 02 nov (Lusa)

A União Europeia (UE) planeia congelar a sexta tranche de ajuda internacional à Grécia, no valor de oito mil milhões de euros, até à realização do referendo anunciado pelo Governo helénico.

A informação, veiculada pela agência EFE com base em fontes comunitárias, surge no momento em que estão reunidos em Cannes, na véspera do começo do G20, a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês Niholas Sarkozy, e representantes da UE, do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Eurogrupo e do Banco Central Europeu (BCE).

A transferência da nova tranche de ajuda financeira deveria chegar a Atenas a meio de novembro.

"É difícil considerar o pagamento da sexta tranche nos termos devido à situação atual", disse um responsável europeu, citado pela France-Presse.

Sem um "sinal claro dos gregos" sobre a direção que o país pretende seguir, prosseguiu a mesma fonte, é "difícil imaginar o pagamento" da tranche acordada, acrescentou a mesma fonte.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, anunciou na segunda-feira a realização de um referendo sobre o acordo a que os 17 países da zona euro chegaram na passada semana e que reduz em cerca de um terço a dívida grega.

O acordo da passada semana propõe aos investidores privados que aceitem perdas de 50 por cento nos investimentos na dívida soberana grega, ao mesmo tempo que atribui a Atenas um novo pacote de resgate, de 100 mil milhões de euros.

PPF/Lusa

Sem comentários: