sábado, 5 de novembro de 2011

Gregos preferem governo de coligação a eleições

05.11.2011 - Por: Público.pt; Pedro Andrade Soares, Simone Duarte, Pedro Crisóstomo;
Cinquenta e dois por cento dos gregos preferem um governo de unidade nacional a antecipar as eleições, revelou neste sábado uma sondagem publicada no jornal “Proto Thema”. A maioria considera que o ministro das Finanças Evangelos Venizelos deve liderar o governo.

A sondagem feita pela ALCO mostra ainda que apenas 36 por cento gostariam de ir às urnas, como prefere a oposição conservadora. Outra sondagem, publicada no jornal “Ethnos”, confirma a preferência dos gregos por um governo de unidade nacional. Ainda que a diferença seja menor: 45 por cento apoiam a coligação e 42 por cento optam por eleições.

A sondagem da ALCO revela ainda que a maioria (34 por cento) acredita que Evangelos Venizelos é mais capaz do que Papandreou (10 por cento) de liderar o partido PASOK e o novo governo. Apenas cinco por cento acham que o actual primeiro-ministro é o adequado. Papandreou ficou mesmo em terceiro lugar no que toca às preferências para a chefia do governo, depois de Venizelos e do ministro da Saúde.

As sondagens foram publicadas um dia depois de Papandreou ganhar a moção de confiança no Parlamento e de prometer sair do cargo. Na sexta-feira tinham já surgido especulações de que o actual ministro das Finanças é o favorito para liderar o governo que tem de evitar a bancarrota da Grécia. No sábado estas especulações aumentaram. Os líderes da Alemanha e França avisaram Papandreou de que a Grécia só receberia mais ajuda financeira se aprovasse o plano de 130 milhares de milhões de euros. Sem o resgate, o país ficaria sem dinheiro em Dezembro.

Ainda de acordo com a sondagem da ALCO, 79 por cento dos gregos acham que o referendo proposto por Papandreou no início da semana era uma má ideia. Apenas 12 por cento apoiaram a proposta. O primeiro-ministro grego não deixou ainda claro se vai deixar o Governo.

Fim de semana de negociações

As negociações para a formação de um Governo de unidade nacional na Grécia "vão começar muito em breve", disse o primeiro-ministro Georgios Papandreou à saída de uma reunião com o Presidente do país, Karolos Papoulias.

“Eu farei o meu melhor para formar um Governo de cooperação”, afirmou o Georgios Papandreou, à entrada para a reunião com o Presidente grego, para discutir a formação de um Executivo de unidade nacional.

“A falta de um consenso pode preocupar os nosso parceiros europeus sobre a nossa vontade de permanecer no euro”, avisara o primeiro-ministro grego.

Mas antes, o líder do maior partido de oposição na Grécia, Antonis Samaras, reclamara, também neste sábado, novamente eleições antecipadas, depois de o primeiro-ministro ter apelado ontem à participação num Governo de unidade nacional.

“As máscaras caíram. O primeiro-ministro rejeitou todas as nossas propostas e tem assim uma enorme responsabilidade, as eleições são a única solução”, disse em comunicado Samaras, líder da Nova Democracia. Com 85 assentos parlamentares, o partido de direita é a maior força da oposição.

2 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Caro Osvaldo,
Fiz link e agradeço.
Um grande abraço.

Carta a Garcia disse...

Cara Amiga,

Muito grato pela S/ atenção e gentileza.
Grande Abraço.
OC