quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Merkel:Paris e Berlim "não abandonam o euro"

por:DN.pt-Lusa
A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu quarta-feira-feira, em Cannes, França, que Paris e Berlim "não vão abandonar o euro", mesmo que o povo grego decida renunciar à moeda europeia.

"Se o povo grego disser que não quer [que o seu país se mantenha na Zona Euro], nós vamos respeitá-lo mas não abandonaremos o euro", afirmou Merkel, em conferência de imprensa conjunta com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"Estamos preparados para isso", garantiu a chanceler alemã, em resposta a uma pergunta sobre a eventual saída da Grécia da moeda única europeia, prometendo, no entanto, que Alemanha e França vão continuar a "ajudar" Atenas.

"Queremos a estabilidade da Zona Euro - de preferência com a Grécia e não sem ela -, mas o dever de preservar esta estabilidade continua prioritário", reiterou.

Relativamente ao referendo na Grécia, Angela Merkel considera que as condições "psicológicas" estão distorcidas e exige a "aceleração" da adoção das decisões "justas" da cimeira europeia de finais de outubro.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, anunciou na segunda-feira a realização de um referendo sobre o acordo a que os 17 países da Zona Euro chegaram na passada semana e que reduz em cerca de um terço a dívida grega.

A chanceler alemã disse ainda, no seu tom habitualmente grave, que o encontro do primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, com os responsáveis europeus e com os dirigentes do FMI, foi "duro" e "difícil".

Sem comentários: