domingo, 6 de novembro de 2011

Nome do novo primeiro-ministro da Grécia anunciado amanhã

06.11.2011- Por: Ana Gomes Ferreira,Público.pt
UE dá 24 horas aos gregos para explicarem funcionamento do novo Governo
Os partidos gregos concordaram na criação de um novo Governo de unidade nacional e o nome do novo primeiro-ministro será anunciado esta segunda-feira.

De acordo com um comunicado da presidência grega, o actual chefe do Governo, o socialista Georgios Papandreou, não chefiará a nova formação. Porém, Papandreou estará nas negociações para a formação da nova equipa e escolha do novo chefe do Governo.

O acordo sobre o novo Governo foi alcançado num encontro, ao final da tarde e com a duração de um ahora, entre o ainda primeiro-ministro e o líder do principal partido da oposição, centrista Antonis Samaris.

O dia tinha sido febril no Parlamento grego, segundo o relato da AFP, com encontros sucessivos entre todos os partidos e entre estes e o chefe do Governo.

Mas os esforços foram infrutíferos, com a constante rejeição das propostas de Papandreou. Samaris, porém, mudou de posição a meio da tarde e disse-se disponível para aceitar o Governo de unidade nacional se Papandreou renunciasse ao posto.

O primeiro-ministro, que já ameaçara demitir-se na quinta-feira (o dia em que anunciou também o cancelamento de um referendo sobre novas ajudas económicas à Grécia e, por inerência, sobre a aprovação de mais um pacote de austeridade), cedeu. E o reposicionamento de Samaris teve um efeito dominó e mobilizou a oposição.

Antes do encontro na presidência, Samaris explicara-se ao dizer que a Grécia deve, neste momento, "lançar uma mensagem de estabilidade, confiança e normalidade", aos seus parceiros da União Europeia e aos seus credores (entre eles estão também alguns países da União Europeia). "Estou decidido a dar a minha ajuda", disse o líder do principal partido da oposição grega.

O Governo de unidade nacional será transitório. Por enquanto, nada foi dito sobre a sua duração. No imediato, a nova equipa vai decidir o futuro do novo pacote de ajuda da União Europeia à Grécia e a consequente aplicação de mais um programa de austeridade. A pressão do lado da Europe no sentido de obter definições por parte de Atenas continua e, mal foi anunciado o acordo, Bruxelas "deu" 24 horas á Grécia para explicar como será formada esta equipa de unidade nacional. Esta segunda-feira terá lugar uma reunião de ministros das Finanças da UE e esperam-se sinais claros sobre as medidas que os gregos irão tomar para evitar a bancarrota.

Entre os nomes mais comentados para assumir a chefia do Governo estão os do ministro das Finanças (e ex-rival de Papandreou) Evangelos Venizelos e do conselheiro e vice-presidente do Banco Central Europeu entre 2002 e 2010 Lucas Papademos. Porém, e enquanto não se conhece exactamente o teor do acordo Papandreou/Samaris, os observadores vão adiantando que estes são nomes demasiado próximos do líder cessante e que se poderá assistir a uma escolha que comece a marcar uma ruptura com os socialistas do PASOK.

Sem comentários: