sábado, 28 de janeiro de 2012

Secretas: ministro nega que reforma assente em plano feito por ex-chefe dos SIED

15:26 Sábado, 28 de janeiro de 2012-Expresso online
O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, negou hoje à Lusa que o ex-chefe do Serviço de Informações Estratégicos de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho tenha entregado ao Governo um plano de reestruturação das 'secretas'.
O governante reagiu assim à notícia hoje publicada pelo jornal "Público" que dava nota de que o projeto é um dos documentos que estarão a servir de base para a reforma em curso nas secretas e que "foi entregue ao Governo de Pedro Passos Coelho numa altura em que [Jorge Silva Carvalho]" já se encontrava na empresa Ongoing.
"É falso. Aliás, a própria notícia, no final, acaba por fazer o próprio desmentido", sustentou Miguel Relvas, reportando-se ao facto de, através do seu gabinete, o primeiro-ministro já ter negado ao jornal "Público" a existência de "alguma espécie de colaboração entre o ex-chefe do SIED e os responsáveis pela reforma das secretas".
PS pede esclarecimentos

Já hoje, o PS exigiu que o primeiro-ministro esclareça se é ou não verdade que um responsável da Ongoing entregou um plano de reestruturação das secretas e se há uma reestruturação a ser feita com base nesse plano.
Na opinião dos socialistas, a confirmar-se a notícia, trata-se de "mais um episódio extremamente grave em torno dos serviços secretos portugueses", que sugerem a existência de "relações de natureza não-formal com implicações diretas na organização destes serviços, em clara violação da Lei".
O PS justificou ainda o pedido de esclarecimentos ao primeiro-ministro por os portugueses terem vindo a ser sucessivamente confrontados com acontecimentos que põem em causa a natureza da relação entre o poder político, os negócios e os serviços secretos.

Sem comentários: