sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tarifas:Preços dos transportes devem aumentar 5%

20/01/12-Económico/Hermínia Saraiva
Os preços dos transportes devem subir, em média, 5% a partir de 1 de Fevereiro, soube o Económico.
A Secretaria de Estado dos Transportes começou hoje a comunicar aos operadores do sector que o aumento médio das tarifas é de 5%, apurou o Económico. Os novos preços entram em vigor a 1 de Fevereiro.
A partir deste aumento médio, os operadores deverão definir os preços dos bilhetes e passes sociais.
Esta revisão anual deveria ter acontecido a 1 de Janeiro, mas a operacionalização do Plano Estratégico dos Transportes (PET), que prevê uma reformulação do sistema de bilhética, atrasou o processo.
Este é o terceiro aumento das tarifas de transporte no espaço de um ano. Em Janeiro de 2011 os passes sociais aumentaram 3,5% , enquanto que outros títulos de transporte viram os preços aumentar 4,5%. Já em Agosto do ano passado, e apresentado com uma primeira medida para a racionalização e sustentabilidade do sistema de transportes públicos em Portugal, o Governo avançou com um aumento médio de 15% das tarifas.
O aumento de 5% agora previsto poderá não ser o único este ano. A reformulação do sistema de bilhética previsto no PET implica uma fusão dos títulos de transporte das várias empresas que poderá provocar aumentos entre os 10% e os 15%.

Sem comentários: