segunda-feira, 7 de maio de 2012

Merkel vai receber Hollande de "braços abertos" no encontro do dia 15

 A chanceler alemã, Angela Merkel, disse, esta segunda-feira, que o vencedor das presidenciais em França, François Hollande, será recebido em Berlim "de braços abertos", fazendo votos para um rápido encontro com o novo chefe de Estado socialista.
O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, disse que Hollande e Merkel se vão encontrar, em Berlim, provavelmente a 15 de maio, depois da posse do novo presidente francês.
"Hollande será recebido de braços abertos, para conversações intensas e essenciais para a Europa, que queremos que sejam um sucesso, e comecem rapidamente", disse a chanceler alemã em Berlim.
As conversações deverão girar em torno do Tratado Orçamental Europeu, para impor uma maior disciplina orçamental aos países subscritores, e da sua implementação.
Berlim insiste na aplicação do Tratado, e considera que já não é possível renegociá-lo, como Hollande exigiu durante a campanha eleitoral, até porque já foi ratificado em alguns países, nomeadamente em Portugal.
"O Tratado orçamental não está à disposição, foi assinado por 25 países e já ratificado em Portugal e na Grécia, haverá um referendo na Irlanda para o ratificar, a 31 de maio, e acho que não o devemos alterar sempre que há eleições, seja em países pequenos ou grandes", disse a chanceler alemã, respondendo indiretamente a Hollande.
"Finanças públicas sólidas e crescimento económico são duas faces da mesma moeda", acrescentou a chefe do governo alemão.
Na Alemanha, o tratado deverá ser ratificado nas duas câmaras parlamentares no final de maio.
Jn.pt-hoje

Sem comentários: