terça-feira, 8 de maio de 2012

Alexis Tsipras procura formar Governo: Líder da extrema-esquerda na Grécia diz que acordo com a troika é nulo


Alexis Tsipras, líder da extrema-esquerda que está a tentar formar um governo de coligação na Grécia, disse hoje que “o veredicto popular anula claramente o acordo de ajuda”.
Tsipras defendeu hoje que as eleições na Grécia colocam um ponto final ao compromisso entre o país e o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia, uma vez que a maioria dos eleitores votaram em partidos que estão contra o programa de ajudas.
De acordo com o Financial Times, o líder da extrema-esquerda disse também que os bancos deviam ficar sob controlo do Estado e apelou à criação de uma comissão internacional para investigar se a dívida grega é ou não legal.
Tsipras, que falava aos jornalistas depois de um encontro com o Presidente, foi mandatado para procurar formar um governo, depois de a sua coligação Syriza ter conseguido o segundo lugar nas eleições de domingo.
Entretanto, Esquerda Democrática já anunciou hoje que irão apoiar a formação de um novo governo liderado por Tsipras. O partido, que conseguiu 19 lugares no Parlamento, afirmou que apoia a continuação da Grécia no euro mas rejeita os termos do programa de ajuda financeira (conhecido por memorando).
No entanto, caso os termos do compromisso assumido com a troika sejam rejeitados por um novo Governo, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional deverão reagir à alteração de políticas da parte de Atenas. Os empréstimos ao país, da parte da troika, ascendem a 130 mil milhões de euros.
08.05.2012 - 15:16 Por:Público/Inês Sequeira

Sem comentários: