sábado, 19 de maio de 2012

Presidente de Timor toma posse e diz que não há tempo para conflitos

Taur Matan Ruak, tomou posse, na madrugada de domingo (tarde de sábado em Lisboa), como Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Num discurso emotivo, Taur Ruak prometeu trabalhar em prol do povo, para construir um país mais justo e desenvolvido.
A posse foi formalizada já perto da 1h00 em Timor (17h em Lisboa), numa cerimónia que acabou por atrasar cerca de uma hora, depois das muitas obrigações protocolares, que envolveram milhares de convidados, entre os quais os presidentes da República de Portugal, Cavaco Silva, e da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono.Taur Matan Ruak foi sempre o mais aplaudido. "O passado de trabalho e dedicação ao país tem de ser revivido, tem de ser transposto para o presente, para retirar o povo e o país de um estado em que a maioria é pobre, para um estado em que a maioria é próspera", afirmou no seu discurso de posse.
Taur Matan Ruak recordou que tinha sido naquele campo de Tasi Tolo que o Papa João Paulo II tinha rezado missa em 1999 e que tinha sido igualmente ali que, há dez anos, tinha sido restaurada a independência, no mesmo dia em Xanana Gusmão tomava posse como Presidente da República.(ler mais)

Sem comentários: